Pular para o conteúdo

Tratamento do hipertireoidismo: opções e cuidados essenciais.

Como tratar hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma doença em que a tireoide começa a produzir uma quantidade exagerada de hormônio, o que traz sérias consequências. O paciente começa a ter sintomas como perda de peso rápida, tremores, coração acelerado, insônia, agitação e ansiedade. É uma doença séria que o tratamento envolve três partes:

  • Medicamentos
  • Iodoterapia
  • Cirurgia para remover a tireoide

Para iniciar o tratamento, é importante ter o diagnóstico. Por isso, se você tem esses sintomas, procure um médico, de preferência, um endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço para investigar o caso.

A investigação é feita através de exames laboratoriais, como TSH e T4 livre, que vão confirmar que você está com excesso de hormônio da tireoide, e exames para confirmar a causa, como antitepo e cintilografia da tireoide.

A causa mais comum é a doença de Graves, um anticorpo que ataca a tireoide e a faz produzir muitos hormônios. Nesses casos, a tireoide fica aumentada, com um abaulamento grande aqui no pescoço, podendo trazer também olhos saltados.

O tratamento com medicamentos inicia-se, e após alguns meses, repetimos os exames para avaliar se o tratamento está funcionando. Em geral, após alguns meses de tratamento, o remédio consegue estabilizar o paciente. Todos esses sintomas devem desaparecer com o tratamento. Se não estão desaparecendo, procure ver isso com o médico, pois pode ser que o tratamento não esteja na dose adequada. Chegará uma hora que o paciente pode entrar em hipotireoidismo.

Quando isso acontece, retiramos o remédio e vemos se a pessoa consegue ficar dentro do normal. Em alguns pacientes, isso não acontece com os medicamentos, e o tratamento passa para a iodoterapia, que é um tratamento de dose única com um líquido que o paciente toma e que vai fazer com que a tireoide se destrua para de funcionar. A consequência da iodoterapia é que o paciente passa a ter hipotireoidismo e precisa ser tratado para isso.

A cirurgia para a doença de Graves é uma cirurgia que pode ser difícil e que pode ter muitas complicações, porque a tireoide está aumentada, produzindo muitos anticorpos e hormônios. Quando começa a manipular o paciente, pode ter instabilidade hemodinâmica. Essa tireoide inflamada sangra com mais facilidade, podendo ter sangramento durante ou após a cirurgia. O ideal é tentar tratar com formas não cirúrgicas primeiro. Se não resolver, aí sim, vai para a cirurgia.

Se você gostou desse vídeo, curta-o e inscreva-se no canal. Eu tenho vários vídeos sobre hipertireoidismo. Espero ter ajudado. Deixe aí nos comentários o seu relato se você está passando por essa doença, como foi seu tratamento, se funcionou ou não. É importante conhecer como é o tratamento, pois senão você não vai tratar de forma adequada. Já tem vários casos de pessoas que, depois que assistiram meus vídeos, descobriram que estavam com um problema e só então começaram o tratamento.

Também é a forma como divulgo o meu trabalho. Na descrição, você vai encontrar formas de como agendar um atendimento comigo. Até o próximo vídeo!

Fonte
Como é o tratamento do hipertireoidismo? por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoçoliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2023-01-04T130007+0000endTimestamp2023-01-04T130614+0000}