Pular para o conteúdo

Tratamento de verminoses e escabiose durante a gravidez e amamentação.

Verminoses – Tratamento

Olá, meu nome é francês e eu sou médico. A telessaúde RS. Verminoses cariocas são condições bastante comuns no nosso país, especialmente nas crianças. Entretanto, o tratamento para elas é bastante controverso, em função das complicações das medicações indicadas para essa faixa etária. O mesmo ocorre para as gestantes.

Tratamento para cariocas

  • Permetrina a 5% ou
  • Ivermectina

A permetrina a 5% pode ser utilizada em qualquer idade, uma vez que a sua solução tópica é inferior a 2%. Já a permetrina tem classificação de riscos e não sendo indicado o seu uso durante a gestação.

Para as crianças, a recomendação varia de acordo com a faixa etária dos menores. De dois meses de idade não devem utilizar a permetrina tópica, a menos que o quadro clínico seja muito operante. Nestes casos, atentar para não deixar a emulsão do contato com a pele do bebê por mais de seis horas. Após os dois meses de idade, não há contraindicações para o uso da emulsão de permetrina a 5%. Já a permetrina é indicada apenas para as crianças maiores de 15 quilos de acordo com o peso corporal.

Tratamento para verminoses intestinais

A grande questão para o tratamento das verminoses intestinais é a segurança dos principais fármacos utilizados neste tratamento: o albendazol e a mebendazol. O Ministério da Saúde preconiza 150 a 200 microgramas por quilo de peso corporal e a administração é via oral na gestação. Ambos os medicamentos têm classificação de riscos, ou seja, em estudos feitos em animais apresentavam risco ao feto, mas não há estudos em seres humanos.

A recomendação é que se tente adiar o início do tratamento até pelo menos o segundo trimestre da gestação. Caso não seja possível durante o primeiro trimestre da gestação, recomenda-se utilizar a mebendazol. Com as crianças, a questão é semelhante: teremos sempre que trabalhar o quadro clínico apresentado. Menores de um ano devem ser tratados apenas com mebendazol, pois o albendazol pode causar a eliminação de vermes às vezes incompleta ou ainda uma diarreia intensa.

Se o quadro clínico for brando ou a criança estiver assintomática, é preferível aguardar completar 2 anos de idade. Então, trabalhamos para os maiores de um ano de idade. Tanto o albendazol quanto o mebendazol parecem ser seguros, mas recomendamos utilizar o albendazol em função da menor quantidade de estudos envolvendo a mebendazol nessa faixa etária.

As demais opções terapêuticas também contam com poucos estudos. Recomendamos a utilização da ivermectina apenas para crianças com mais de 15 quilos de peso e do praziquantel para aquelas maiores de 4 anos de idade, ambos na impossibilidade de se utilizar qualquer um dos fármacos acima.

Se você é médico e trabalha em uma unidade de atenção básica de qualquer lugar do Brasil, uma dúvida ligue para o telefone 0800 647 6543. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Mais informações no site que está aparecendo no vídeo.

Fonte
Pílulas de Sabedoria – Tratamento de Verminoses e Escabiose na gestação e no lactente por TelessaúdeRS – UFRGS