O Zé está pesquisando aqui. Será que ele vai fazer uma infiltração no joelho para artrose? O Zé está com o tablet aqui do meu filho. Meu Deus, tá cheio de Pocket aqui! Zé, meu Deus do céu, que que é isso? Mas ele estava pesquisando aqui, é sobre a questão da infiltração. E aí a gente tava vendo a Caroline Giotto Abreu, ela deixou uma dúvida aqui, ela diz aqui: tem artrose no joelho, fiz infiltração no joelho e faço pilates, mas não acho que melhorou muito, o que é melhor?
Pois é, então você está no quadro. Guilherme responde, saudações para quem não me conhece: Guilherme Estelbrink. E você está no maior canal de fisioterapia do Brasil, é isso mesmo. E esse aqui é o Zé, o Zé participa dos vídeos. Ele tava querendo fazer uma infiltração no joelho aqui, ele tem artrose, o Zé vive com dores. E vamos responder aqui a dúvida da Caroline. Tá, Caroline, é o seguinte: talvez seja de outra escritotá, lembrando: se você não for escrito, escreve aí. Escreve aí, não custa nada, é gratuito. Só vamos trazer conteúdo aqui para beneficiar vocês, ok?
A gente vai falar da infiltração no joelho. O que que eu acho? Pacientes que já fizeram, o que que acha em relação ao resultado? E eu digo que a infiltração é um procedimento bem seguro, né? Ele é indicado para doenças crônicas e pacientes com doenças degenerativas, reumatismo, artrose ou atletas. E esse procedimento geralmente consiste em analgésicos, em filtrar um analgésico. Pode ser corticoide também, tem o ácido hialurônico que tem sido bastante utilizado e é seguro, sim. Mas, pensem junto, tá? Tem as suas indicações e para isso é importante também consultar o seu ortopedista certo para vender a indicação.
Mas muitas pessoas aqui fizeram a infiltração e perceberam que nada mudou, que é o caso da Caroline aqui. Ela fez e não houve melhora ou até piorou o problema. Tá? Se você tá achando que a infiltração vai resolver o teu problema, e eu digo que vai amenizar os sinais e sintomas e muitas vezes mais cara aquela dor. Certo? Mascara a dor, você vai movimentar mais, vai ficar ali mais desinibido para fazer movimento, só que a musculatura, né Zé? A musculatura tá fraca, aqui ó, da coxa tá fraca. E aí você toma um remedinho, aquela dá uma aliviada, mas no mundo continua fraco, tá? Porque você estava com dor, ameniza a dor, diminui os sinais e sintomas conforme eu falei. O remédio muitas vezes só tá para o sol.
Com a maneira que a gente tem que fazer, ó, tem que fortalecer a musculatura do quadril, certo? Fortalecer glúteo, glúteo médio é um músculo muito importante aí para dar estabilidade para o joelho, certo? E a gente tem que fortalecer os músculos ao redor da coxa, músculo anterior, músculo lateral da coxa, posterior e interno da coxa, e treinar equilíbrio. O equilíbrio é uma ótima maneira de você estimular. E agora vou recomendar para você que tá interessado na infiltração, vou recomendar exercício porque exercício é o que funciona, Zé. Funciona mesmo, tá? Fiz uma série de 30 minutos de exercícios aqui para você identificar qual o nível que você está.
Fonte: INFILTRAÇÃO PARA ARTROSE NO JOELHO – Fisioprev com Guilherme Stellbrink por FISIOPREV