Pular para o conteúdo

Tratamento da Endometriose Intestinal com o Dr. Marcelo Werneck


Endometriose Intestinal – Doutor Marcelo Werneck

Endometriose Intestinal – Doutor Marcelo Werneck

Hoje vou falar sobre Endometriose Intestinal. Eu sou o Doutor Marcelo Werneck e esse é o meu canal no YouTube.

A Endometriose é a presença de tecido que deveria estar presente só dentro do útero, mas que pode se manifestar fora do útero também. O mais comum é manifestar-se somente na região da pelve, pegando, portanto, as estruturas principalmente relacionadas à vagina, útero, trompas, ovários. Entretanto, também pode acometer o intestino e é disso que eu falarei hoje.

É verdadeira a frequência da Endometriose na população? Isso não se sabe ao certo, alguns estudos giram em torno de 15%, outros mais, outros menos. Esta doença para se ter uma noção é uma das principais causas de cirurgia em mulheres em idade fértil. Ainda misteriosa, ela terá sintomas que podem variar desde a pessoa que não sente absolutamente nada até sintomas relacionados à região onde a doença está.

Como a maior parte das mulheres tem essa doença na pelve, os sintomas principais são a irregularidade do ciclo menstrual, dor e infertilidade. Agora, quando a doença se manifesta no intestino, os sintomas podem ser um pouco diferentes e aí depende da região do intestino.

A região mais comum de ser afetada é a região do reto e do sigmoide, que são as regiões quase chegando no final do intestino. Como está muito próximo, isso vai dar alterações. Muitas vezes, leva a pessoa a ter sintomas de intestino preso, intestino solto ou às vezes até fezes mais finas. Também pode acontecer sangramento e os sangramentos em geral são cíclicos, então eles acompanham um ciclo menstrual. Além disso, há dor. O intestino pode muitas vezes ficar angulado por aquele implante. Quando isso acontece, a passagem das fezes, de gases naquela região ali, muitas vezes vai dar dor do tipo cólica e um quadro semelhante à obstrução do intestino, a obstrução parcial do intestino.

O diagnóstico é muito difícil porque os sintomas são inespecíficos, muitas vezes sintomas de dor que são totalmente em características de qualquer doença. Então, a gente tem alguns exames, mas não é raro a doença ser diagnosticada durante um procedimento, por exemplo, uma laparoscopia por outro motivo. Às vezes, até uma cirurgia de apendicite vai encontrar o implante dessa doença.

Os exames que temos para diagnosticar são tanto o exame clínico, a consulta é feita a ocupação do canal, o exame da região genital e também da região anal com o toque retal. A gente consegue, às vezes, identificar algumas massas, algumas modulações que vão nos levar a crer que é. Além disso, pode ter algumas distorções anatômicas e dor durante o exame, o que não é normal. Além disso, a gente tem outros exames que são os exames de imagem. Estão principalmente ultrassom vaginal, é o melhor exemplo para localizar os implantes e ele depende demais de quem faz, então tem que ser um profissional experiente. Além disso, ressonância, tomografia podem auxiliar no diagnóstico. Alguns exames de sangue podem ser de auxílio, mas no momento, os exames só vem alterado quando a doença já é a doença mais extensiva em grandes regiões.

O tratamento é um tratamento multimodal, ou seja, temos que atuar de várias formas. Muitas vezes, com supressão de hormônios. Em alguns casos que são assintomáticos, pode ser captado até pelo tratamento expectante, que será só acompanhar. E também tem um tratamento cirúrgico. Quando optamos pelo tratamento cirúrgico e a doença acomete o intestino, o ideal é que tenha um especialista, o coloproctologista, na equipe para realizar essa parte da cirurgia. No intestino, existe um risco de alguns casos de transformação para câncer. Então, a doença sendo meteórica que manifesta, por exemplo, no ovário e evoluir para câncer no cólon, no intestino.

Então, é importante que a endometriose seja tratada de forma adequada para não virar um problema no futuro. A endometriose pode acometer o intestino e não é uma coisa rara. Se manifestando no intestino, requer tratamento, que tem que ser feito de forma adequada, acompanhando com o ginecologista, com o coloproctologista para ser um tratamento eficaz e resolver os sintomas da pessoa.

Agradeço por ter assistido a este vídeo. Se inscreva no meu canal, fique à vontade para deixar comentários. Eu sempre respondo a todos. Se quiser que eu aborde algum tema específico em alguma área específica do tratamento da endometriose ou qualquer outra coisa, fique à vontade para escrever. Obrigado e até a próxima.

Fonte: ENDOMETRIOSE INTESTINAL | Dr. Marcelo Werneck por Dr. Marcelo Werneck