Foliculite – Entenda Mais Sobre o Assunto
Olá pessoal, este vídeo é sobre foliculite. Já falamos sobre foliculite no primeiro vídeo, mas geraram algumas dúvidas. Então, estou gravando este segundo vídeo para poder deixar mais esclarecimentos a respeito desse assunto, se for do seu interesse. E se você tiver dúvidas, envie pra gente que teremos o maior prazer em respondê-las.
A foliculite é uma infecção da pele que acomete os folículos pilosos, que são as unidades onde produzem pelos. Pode ser na barba, cabelo, costas, virilha, axila, perna, ou seja, qualquer lugar onde você tenha pelo, pode ter foliculite.
A foliculite geralmente acontece por uma inflamação local e um acometimento da base desse folículo com bactéria ou fungo. Também pode ser viral, mas é menos comum. A maioria das vezes, a foliculite vem acompanhada de uma infecção bacteriana ou fúngica, e mais frequentemente é bacteriana. Quando você vê aquela foliculite, aquela região onde tem pelo com até pústula, presença daqueles pontinhos amarelos que são pus, é necessário uma avaliação médica específica com um dermatologista e tratamento com antibiótico.
A foliculite também pode acontecer quando há o que chamamos de pseudo foliculite de barba. Isso ocorre quando o pelo não consegue sair da pele, mas ressurge pela raiz. Isso é uma característica de pelos mais enrolados ou quando a pele está muito espessa. O pelo não consegue sair da pele, acaba se dobrando por baixo da pele, e isso é reconhecido como um corpo estranho pela pele, acabando tendo um combate além dos imunes, gerando também pústulas no local.
Essa pseudo foliculite está associada a pelos que não conseguiram sair. Nesse caso, é um pouco diferente do tratamento antibacteriano da base de um pelo que já saiu. Acontece muito de confundir foliculite em alguns casos com espinha, então tome cuidado para não haver esse tipo de confusão. Mais uma vez, é necessário uma avaliação médica presencial e um tratamento assertivo.
Uma dica para quem tem muita foliculite ou esse tipo de situação que já acontece até foliculite no bumbum é a esfoliação. Esfoliação é uma das melhores invenções que tem, é simples, barato e fácil de fazer. A esfoliação é o ato de você remover as camadas mais superficiais de pele de célula morta, deixando a pele menos espessa e mais amolecida. Isso facilita inclusive a saída de pelos, além de você acabar removendo as impurezas locais que podem gerar infecções.
A esfoliação pode ser feita desde o uso de uma bucha, aquelas buchas vegetais que vendem na feira, até mesmo você escolher alguns tipos de sabonetes ou cremes com esfoliantes. Uma dica é a esfoliação com semente de damasco, pois além da ação esfoliante potente e de boa qualidade, é um esfoliante que também tem uma ação antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento.
Espero ter esclarecido as dúvidas. Se você tiver mais dúvidas sobre esse assunto, envie para as nossas mídias sociais. Acompanhe os nossos podcasts, inscreva-se no canal do YouTube e até a próxima. Muito obrigado!
- Foliculite é uma infecção da pele que acomete os folículos pilosos
- É necessário uma avaliação médica presencial e um tratamento assertivo
- A esfoliação é uma ótima forma de prevenir a foliculite
Fonte: Foliculite nas nádegas e na virilha: Tratamento simples e barato com esfoliação por Dr. Marcos Kawasaki