Olá, meu nome é Tommy. Sou o Toxoplasma gondii e sou o causador da toxoplasmose. Meu nome significa “molde devido ao formato alongado e God em homenageá-lo e de onde eu fui descoberto”. Eu sou considerado uma zoonose, ou seja, uma doença que afeta animais e seres humanos. Eu atinjo vários animais, incluindo gatos, galinhas e vacas, entre outras espécies.
É importante saber que um terço da população é sorologicamente positiva para mim. Eu também sou uma infecção cosmopolita porque tenho ampla distribuição geográfica.
Muitos acreditam que o gato é o vilão e me contraiu, mas isso está incorreto. Na verdade, ele é uma vítima assim como você. Eu me transmito através de alimentos, água e fezes que estão contaminadas. No gato, gosto de ficar nas células intestinais, onde me reproduzo tanto de forma assexuada ou sexuada.
Na primeira reprodução, que ocorre de forma assexuada, não há a participação dos gametas. Depois, há a formação de gametas femininos e masculinos, que dão origem aos cistos, que são a minha forma infectante para o gato e para o homem, meu hospedeiro intermediário.
No homem, eu fico no tubo de Chico, onde me reproduzo de forma assexuada. Quando as células de defesa do hospedeiro tentam me atacar, eu formo uma barreira de proteção e fico à espera de outra oportunidade para atacar novamente. Caso a pessoa esteja com o sistema imunológico comprometido, posso causar encefalite aguda, febre, dor de cabeça, convulsão e perda de memória.
As mulheres que me contraem na gravidez correm grande risco. Entre a concepção e o sexto mês, o quadro é considerado agudo e pode causar diversos sintomas, incluindo hepatoesplenomegalia, pericardite e meningoencefalite. Normalmente, isso leva ao abortamento. A partir do sexto mês, a doença tende a ser branda e, ao nascimento, pode se manifestar de diversas maneiras, como retinocoroidite, calcificações cerebrais, perturbações neurológicas e microcefalia.
Para evitar minha presença, é importante cozinhar as carnes adequadamente, lavar os vegetais e usar água potável. Além disso, evite alimentar os gatos com carne crua e limpe a caixa de areia deles todos os dias.
Lembre-se, para evitar a minha presença, não se automedique! Na presença dos sintomas, procure um médico imediatamente. Obrigado pela atenção.
Não se esqueça de deixar seu like e compartilhar!
Fonte: O que você sabe sobre Toxoplasmose gondi por TicksMan