Toxoplasmose em Gatos e Sua Prevenção
Oi gente, tudo bem? Para quem está vendo vídeo pela primeira vez no Talento em Portugal, sou médica veterinária e filha. Ficarem especialmente pra vocês que gostam de animais e que estão sempre sabendo sobre dicas…
Hoje eu trouxe o gato lindo, o amor da minha vida, a Melanie para falar um pouquinho sobre toxoplasmose. Toxoplasmose é uma doença causada por um parasita chamado toxoplasmose mongeli, é um protozoário na verdade. Se você procurar na internet ou ouvir falar sobre médico, porque a primeira coisa que eles vão falar é “um gato ou gata é o grande vilão da história” – eliminem isso! O gato, uma vez adquirida a toxoplasmose, ele nunca vai manifestar sintomas, então ele realmente pode ser um hospedeiro intermediário e um portador. Ele vai eliminar a toxoplasmose através das fezes e, se houver contato com as fezes e acabar ingerindo, aí que às vezes faz realmente mal.
Nesse ponto, teria que tomar um pouco de cuidado, principalmente mulheres grávidas. Nelass, o médico primeira coisa que o médico fala é fazer o exame de toque só pelas vozes para saber se ela já teve cué contato alguma vez com o parasita. Porque se ela nunca teve contato e o toxoplasma foi adquirido na fase gestante, ele vai ter uma ação teratogênica, é uma alteração de fé. E aí realmente é muito grave, pode causar até microcefalia, gente!
A toxoplasmose é uma doença que, na verdade, 90% da população já teve. Tudo bem, já tiveram toxoplasmose e não tiveram sintomas. Só 10% da população irá adquirir a doença e ter sintomas bem mais graves.
A maior incidência de toxoplasmose, gente, não é através do gato, tá? É através de comer carne crua, carne mal-cozida ou mal passada, verduras cruas que tiverem contaminação com o parasita.
Mas como você faz? E tem um gato? Claro que você pode fazer o exame no gato. Traz o gato veterinário e coletamos o sangue para fazer uma sorologia. E se for positivo, porque às vezes ele comeu algum passar em alguma coisa que tinha o parasita né, e ele possa ser positivo, você tem que tomar um pouco mais de cuidado na hora de manipular a caixinha de areia. Lavar tudo com água e sabão e um pouquinho de hipoclorito de sódio também ajuda.
Então, você pode fazer o exame do gato uma vez, sendo positivo, e você vai tomar mais cuidados. Já o gato negativo, você pode fazer para evitar a passagem lá fora. O que você vai fazer para evitar? Não deixe o gato ficar saindo para a rua, não dê carne crua ou mal cozida, não deixe ele ficar pegando barata ou lagartixa, porque tudo isso ele pode realmente adquirir a toxoplasmose e ficar o protozoário.
Bom, gente, é assim, são as coisas básicas que eu queria falar, porque hoje eu recebi um cliente que queria fazer já o exame do gato porque ela descobriu que estava grávida. Então, a primeira coisa foi pagar ao médico e pediu para ficar longe do gato e não é bem assim, né? O gato ele só é um hospedeiro intermediário.
Fonte: TOXOPLASMOSE “DOENÇA DO GATO” por Thalita Portugal Veterinária