Pular para o conteúdo

Sintomas da doença de Alzheimer: saiba mais

Você conhece alguém que está com dificuldade de memória ou que tem dificuldade de realizar algumas tarefas do dia a dia? Então preste atenção que eu vou falar de um assunto muito importante nos dias de hoje: demência de Alzheimer.

Uma doença muito comum atualmente, especialmente em idosos. Para você ter uma ideia da relação da doença com o envelhecimento, a partir dos 65 anos a chance de uma pessoa ter a doença dobra a cada cinco anos e considerando os idosos acima de 85 anos, um em cada quatro tem a doença de Alzheimer.

Essa doença afeta a parte do cérebro que controla não só a memória, mas também o raciocínio e a linguagem.

Sintomas da doença de Alzheimer

  • Alteração de memória: esquecimento para fatos recentes, datas, compromissos que ela mesmo marcou, esquece o que comeu na hora do almoço e repete várias vezes a mesma pergunta.

  • Dificuldade para realizar tarefas do dia a dia. O indivíduo com Alzheimer vai apresentando progressivamente dificuldade de realizar algumas tarefas do dia a dia. Por exemplo, ele vai até a cozinha para realizar alguma tarefa e não se lembra do que fazer e isso vai acontecendo repetidas vezes. Ele não consegue finalizar a atividade.

  • Confusão com o tempo e com a localização: normalmente perde a noção do tempo das horas e até do local onde está

  • Dificuldade de linguagem: podem surgir dificuldades em encontrar palavras o que prejudica a fluência do raciocínio, o indivíduo pode também parar de falar no meio da frase e esquecer do que estava falando.

  • Perda de objeto sem possibilidade de encontrá-los: é comum a pessoa perder algum objeto e não encontrá-lo depois de muita procura. Temos que diferenciar da perda de objeto que acontece com qualquer um de nós. A pessoa com doença de Alzheimer não consegue ter estratégias para resgatar e achar objetos perdidos.

  • Alterações de humor e da personalidade: alterações do jeito de ser. Podem apresentar mudanças como apatia, depressão e irritabilidade.

  • Perda do interesse pelas atividades do trabalho ou pelas atividades domésticas: característica muito frequente na doença de Alzheimer.

É importante que você saiba que no envelhecimento normal muitas dessas dificuldades podem acontecer. A diferença é que no envelhecimento normal nós conseguimos driblar essa dificuldade, então encontrar um objeto perdido, se localizar novamente no espaço ou conseguir achar aquela palavra que não vinha na memória. Já no Alzheimer isso não ocorre.

Existem muitos outros problemas que podem ter sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer, como depressão, problemas de tireoide, lesões cerebrais e outras demências. Por isso, precisamos fazer esse diagnóstico diferencial.

Conclusão

Quero reforçar que o Alzheimer é uma doença progressiva. Vivemos nas fases iniciais. Os sintomas podem ser leves, mas com a evolução do quadro surgem muitas dificuldades no dia a dia.

Se você percebeu algum destes sintomas em você mesmo ou em algum familiar ou conhecido, não se ignore. Procure ajuda de um médico especialista que pode ser um psiquiatra do idoso, um neurologista ou um geriatra. Esse é o objetivo do canal: ajudar-te a informar. Estando melhor, você ajuda ao seu médico a chegar a um melhor diagnóstico e tratamento para você.

Você sabia que no Brasil há cerca de 1 milhão de pessoas com doença de Alzheimer? A maior parte delas ainda sem diagnóstico. Se você suspeitar deste problema, procure um médico.

Se você está gostando do canal Ajuda Informativa, inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos e familiares. Obrigado por assistir!

Fonte: DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: QUAIS OS SINTOMAS? por DOUTOR AJUDA