E aí
Oi tudo bem gente? Está com dor de cabelo? Hoje vamos falar sobre queda de cabelo e acne, que podem ser sinais de síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma doença caracterizada pela resistência insulínica, ou seja, quando o hormônio produzido pelo pâncreas para aumentar a absorção de glicose não é eficiente.
Isso pode resultar em aumento da produção de insulina e diversas alterações no organismo. No Brasil, para diagnosticar a síndrome metabólica é preciso ter três dos cinco marcadores possíveis, sendo a circunferência abdominal acima de 90cm para homens e acima de 80cm para mulheres o marcador obrigatório. Os outros marcadores incluem triglicerídeos acima de 150, pressão arterial elevada, glicemia em jejum elevada, HDL baixo em homens ou mulheres.
O aumento da insulina pode causar alteração na circunferência abdominal, níveis de glicose e metabolismo das gorduras, além de influenciar no aumento do nível de hormônios androgênicos, como a testosterona. Essa alteração hormonal associada ao aumento da insulina pode levar à acne e queda de cabelo.
É importante entender que a medicina está interligada e que a saúde deve ser vista como um todo. Se quiser saber mais sobre síndrome metabólica ou outros assuntos de saúde, mande uma pergunta para gente aqui no canal do Instagram ou no YouTube!
Fonte: Queda de cabelo e acne podem ser sinais de Síndrome Metabólica: entenda por Dr. Giorelli