Nesse vídeo, vou dar dicas que podem ajudar quem sofre com a síndrome das pernas inquietas. Não é apenas uma agitação nas pernas, na verdade, é uma alteração na sensibilidade das pernas e uma agitação motora. Pessoas que sofrem com essa síndrome movimentam as pernas direto, não conseguem dormir direito, não têm repouso e isso vira um ciclo vicioso. Já sabemos que questões como excesso de cafeína como cigarro podem piorar a síndrome das pernas inquietas e que exercícios físicos, principalmente mais perto da hora de dormir, pode ajudar também. Além disso, a osteopatia pode ajudar. Abaixo, apresento algumas coisas que podem ajudar na síndrome. Experimente e deixe nos comentários se ajuda ou não ajuda, combinado?
- Primeiro exercício: um alongamento simples básico dos músculos posteriores das pernas
- Segundo exercício: uma mobilização neural do nervo ciático
- Terceiro exercício: uma forma de melhorar os músculos de trás lá perto da coluna.
- Quarto exercício: alongamento com os braços
Para isso, você vai precisar de um elástico, uma toalha ou até mesmo um cinto. Segure a ponta do cinto, coloque embaixo do peito do pé, bem na base dos dedos, mas pouquinho para a ponta. Tente esticar a perna até onde ficar confortável. Não estique tanto para não doer, espere 30 segundos. Faça o mesmo com a outra perna.
Deite-se com as pernas mais próximas a parede e apanhe o calcanhar na parede até onde você sinte que está alongando sem doer. Faça o movimento de puxar a faixa, a ponta do dedo para a parede. Encoste a ponta do dedo na parede, afaste, encoste 30 vezes com cada perna.
Para isso, você vai colocar as mãos na pelve abaixo do umbigo, aprofundar como se fosse cavando lá atrás na coluna e puxar as duas mãos como se fossem trazer de encontro a um amigo. Mantenha essa atração, esse alongamento por 30 segundos.
Deite-se com a barriga para baixo, coloque as mãos logo abaixo bem na frente dos ombros, relaxe a coluna e faça força somente com os braços para esticar os braços o máximo que conseguir. Faça esse movimento 10 vezes.
Cuidado para não forçar durante os exercícios. Teste qual deles te ajuda mais e inclua na sua rotina, antes de dormir, por exemplo. Não esqueça de compartilhar este vídeo com outras pessoas e clique em “like” se ele foi útil para você.
Fonte: Síndrome das Pernas Inquietas – 4 Formas de Aliviar (Erros no Final) por Dr. Alexandre Mota