Emagrecimento e Sinais de Alerta para Câncer de Intestino
Um emagrecimento repentino, mudanças no hábito intestinal persistindo por mais de três semanas, presença de sangue nas fezes e anemia em uma pessoa adulta são sinais de alerta para a necessidade de buscar auxílio médico para realizar um diagnóstico.
Ao observar alterações no hábito intestinal, como ir ao banheiro com mais frequência e notar a presença de sangue nas fezes, é importante procurar ajuda médica. O sangramento pode ser causado por hemorroidas, mas também pode indicar a presença de um tumor. A dor ao evacuar também pode ser um sinal de alerta.
A colonoscopia é um exame recomendado para rastrear tumores de intestino, pois muitas vezes não apresentam sintomas na fase precoce. A partir dos 50 anos, homens e mulheres devem fazer a colonoscopia de base, repetindo a cada 5 ou 10 anos, dependendo do achado. Se for detectada alguma alteração, o médico poderá indicar o intervalo necessário para o próximo exame.
Os pólipos são lesões pré-malignas que podem se tornar um câncer de intestino. Através da colonoscopia, é possível detectar e remover essas lesões antes que se tornem um tumor. É importante destacar que a retirada dos pólipos pode evitar o aparecimento do câncer de intestino.
Por isso, recomenda-se que pessoas assintomáticas, sem histórico familiar ou doenças inflamatórias, realizem a colonoscopia a partir dos 50 anos. O exame é um método eficaz para prevenir e detectar precocemente o câncer de intestino.
Benefícios da Colonoscopia:
- Rastreamento precoce de tumores de intestino
- Detecta lesões pré-malignas
- Retira pólipos que podem se tornar um câncer de intestino
- Evita o aparecimento do câncer de intestino
Não deixe o preconceito ou o medo do exame impedir a prevenção e detecção precoce do câncer de intestino. A colonoscopia é um exame fundamental para a saúde e bem-estar.
Fonte
Câncer Colorretal – Sinais e Sintomas por MEDICAL TVliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2020-12-04T220009+0000endTimestamp2020-12-04T220626+0000}