A importância da testagem de sífilis durante a gestação
Caso o parceiro esteja infectado, a gestante pode pegar sífilis, por isso é muito importante que não só a gestante faça o pré-natal com as testagens no primeiro e no último trimestre e durante o parto, mas também estimule o seu parceiro a fazer o teste.
A sífilis pode prejudicar o bebê levando a malformações e com isso, o risco tanto de abortamentos quanto de nascimentos prematuros é muito grande. Portanto, é necessário que a mãe faça a testagem antes de engravidar, durante sua gestação e no pré-natal, assim como estimule seu parceiro a realizar a testagem.
O que é sífilis congênita?
A sífilis congênita são todas as alterações que o bebê sofre durante a gestação em decorrência da bactéria treponema pallidum. Ela pode ser passada da mãe para o bebê em qualquer momento da gestação, inclusive durante o trabalho de parto, podendo levar desde manifestações simples como alterações na pele, até alterações graves, como problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos com perda da audição e até mesmo alterações na formação dos ossos.
Aqueles bebês que nascem com sífilis grave necessitam de internação e serão tratados com penicilina. É importante lembrar que todas essas crianças precisam ficar internadas e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de pediatras, neuropediatras, fisioterapeutas e mais do que isso, recebem na veia o medicamento antibiótico. Alguns exames são feitos para complementar e avaliar algumas alterações, sejam elas ósseas ou neurológicas com a realização de raio-x e coleta de líquidos.
Sim, o tratamento é seguro e eficaz e evita que o bebê seja infectado por essa bactéria. A mulher grávida deve iniciar imediatamente o tratamento com o antibiótico evitando que haja uma infecção na criança. O risco de sífilis congênita é alto, portanto, é necessário que a gestante faça o pré-natal adequadamente e estimule seu parceiro a fazer a testagem também.
Proteja o seu bebê, teste, trate e cuide!
Fonte: A sífilis na gestação: tudo o que você deve saber sobre o assunto por CARAS Brasil