Pular para o conteúdo

Sesau alerta para a possibilidade de tosse persistente ser coqueluche – Saiba mais

Coqueluche: Uma doença que precisa de atenção

Uma tosse persistente precisa ser investigada, pode ser até coqueluche. O MTV primeira sessão de um faz um alerta sobre essa doença que atinge muitas pessoas e é transmitida por secreção. Chega e José Everton tem apenas quatro meses, mas já é considerado vitorioso contra a coqueluche. Passou por dez dias de muito sofrimento. A mãe, uma agricultora no interior de Alagoas, passou por vários hospitais até conseguir um diagnóstico correto.

Para o filme, “eu ia pra vários beijos, sempre trabalhava assim, aquela geral numerosos em a simples e sempre andava pra casa. É sobre a piora na piora na pior. Ano ele melhorava, na época muito bem. Só quando chegou a esse hospital especializado em doenças infecto-contagiosas é que o bebê recebeu o tratamento correto. Com o time onde ainda não tem previsão de alta, mas o coração de mãe que este estava em fim e agora abraça nas tabelas e ainda que está bem melhor.

O que é coqueluche?

A coqueluche é uma doença respiratória provocada com bactéria e a posse com vida é o sintoma principal, mas especialmente nas crianças recém-nascidas o diagnóstico é mais difícil. Ela tem forma assim edifício de nós nos menores de seis meses de dados porque eles não têm a culpa pelo chico nós conhecemos nas crianças maiores. Eles têm um quadro febril, eles apresentam uma tosse em seguida sinousi parada respiratória.

Qualquer pessoa que tiver um bebê e que ele apresentar um quadro parecido com isso não aceitam o diagnóstico simples de pneumonia. A coqueluche é transmitida por secreção, por isso é preciso tratar o paciente com antibiótico correto para que a doença não se espalhe.

Prevenção e tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, Alagoas é o estado com maior número de casos de coqueluche a cada 100 mil habitantes. E o número só cresce. No ano passado foram confirmados 157 casos. Este ano, só até o mês de agosto, já são 259.

A secretária de saúde de Alagoas explica que aumentou a notificação de casos porque o critério para o diagnóstico da doença mudou. Antes bastava hemograma. Agora, confirmação da coqueluche também a clínica pelos sintomas. Como nova medida de prevenção, já confirmou hoje para crianças com até seis meses, a partir de 3 de novembro, a vacina também deve constar no calendário das gestantes. É a lagoa está fazendo capacitação hoje pelo chefe dos municípios do estado para implantar a vacina DTP é celular. Com essa medida, vez aqui essa gestante que não tem medo da minha ainda ela recebendo a vacina a partir da 37ª semana. A 36ª semana ela receber essa vacina contra a coqueluche.

Ela vai produzir anticorpos passar para o feto e aí onde ele nasceu ele já nasce com a imunidade é um copo de atenas contra a filos bom a criança mostrada na reportagem já teve alta mas nos próximos dois meses ela vai continuar tomando medicação em casa eu possa piorar a mãe está orientada a procurar o hospital novamente.

Conclusão

A coqueluche é uma doença que precisa de atenção e prevenção. É importante que os pais estejam atentos aos sintomas e procurem ajuda médica imediatamente. A vacinação é uma medida importante de prevenção, especialmente para gestantes e crianças.

Fonte
Tosse persistente pode ser coqueluche, alerta Sesau por Secretaria da Saúde de Alagoas – Sesau