Sobretudo, é bom falar um pouquinho sobre a secreção vaginal na gestação. Mas, antes disso, é importante saber como é a secreção antes da mulher engravidar. Normalmente, a secreção vai mudando ao longo do ciclo menstrual. Então, depois do primeiro dia de sangue da menstruação, a secreção vai ficando um pouco mais transparente, passando dessa fase ali no meio do ciclo menstrual. Na hora que a mulher ovula, que ela está no período fértil, fica aquela secreção pegajosa, como se fosse uma clara de ovo. Daí em diante, o hormônio progesterona começa a agir e vai ficando uma secreção esbranquiçada, mais leitosa, mais líquida, até a mulher menstruar de novo.
Na gestação, a vagina começa a secretar uma seleção mais branca. No início, pode até não gostar tanto assim. Às vezes, pode ter algumas veias de sangue no início que são mais transparentes. Mas, conforme vai passando o tempo da gestação, vai ficando cada vez mais a secreção esbranquiçada típica da Tór gestor. Ou seja, essa secreção é mais líquida. Geralmente, não tem cheiro, não tem costeira, não sente absolutamente nada. É só a quantidade e o aspecto mesmo de estar saindo essa secreção. Quando ela chega lá no final da gestação, o terceiro trimestre, a quantidade costuma ser abundante mesmo. E isso é considerado normal.
Mas como é que eu preciso consultar então? Como é que eu vou saber se essa impressão, se esse movimento, não deve procurar o médico? Sempre que sentir alguma coisa além da secreção branca, por exemplo, como estar com uma secreção coalhada, uma ardência, pode ser também alguma coisa nesse sentido. Estar com cheiro ruim pode ser uma infecção por bactérias. Ou secreção amarelada e verde, um outro aspecto diferente, um aspecto ruim pode ser outro tipo de bactéria. Todos esses bichinhos eles podem causar aborto no início, o parto prematuro, alguma infecção que pode atrapalhar o prognóstico, que o futuro da gestação. Então, tomem cuidado nesses casos. Mas, se a secreção seguir aquele fluxo normal, podem ficar tranquilas.
Fonte: Corrimento Branco na Gestação – secreção da gravidez por Médico da Mulher