Pular para o conteúdo

Sarampo: Informações importantes para prevenir a doença

O Sarampo Voltou? Saiba Mais!

Olá equipe, sejam muito bem vindos ao canal! Hoje teremos um vídeo diferente, porque é uma sugestão de um dos nossos seguidores. Então, se você tem uma sugestão de vídeo, deixe nos comentários, tá bom?

A sugestão foi: “Faz um vídeo sobre o sarampo, que voltou a ter sua atualmente”. Eu adorei a ideia! Vamos lá: nós vamos falar sobre o sarampo nesse vídeo, respondendo e focando em três perguntas:

  • O sarampo voltou mesmo?
  • Por que ele voltaria?
  • O que podemos fazer para nos prevenir?

O Que é o Sarampo?

O sarampo é uma doença viral, infecciosa e aguda, altamente contagiosa. Ela é caracterizada pela febre alta (de 38 e meio para cima), uma tosse persistente acompanhada de irritação ocular (que geralmente vêm com a conjuntivite), mais coriza e congestão nasal, e por último, erupções cutâneas causando um grande mal-estar na pessoa infectada. Basicamente, esses são os principais sinais e sintomas dessa doença.

A transmissão do sarampo acontece através de gotículas respiratórias, e elas podem ser expedidas, por exemplo, na fala, na tosse e também ao espirrar. Toda a população não vacinada está suscetível, independente da idade, de contrair a doença. Mas a maior preocupação é com as crianças, principalmente aquelas menores de cinco anos, porque elas podem ir a óbito por causa do sarampo, principalmente se elas estão passando por um processo de desnutrição. As principais complicações do sarampo incluem diarreia e infecção ocular, que pode levar a seguir a encefalite e pneumonia.

O Sarampo Voltou?

Em 2016, nós colhemos os frutos de um programa de vacinação contra sarampo que acontecia desde a década de 60. Então, o Brasil recebeu o certificado da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) atestando que nós tínhamos eliminado a circulação do vírus do sarampo em todo o território nacional.

Entretanto, atualmente, no Brasil, em relação ao sarampo, ocorrem surtos separados em relação à importação. Isso é até esperado, porque vivemos num mundo globalizado e é difícil manter o controle. Mas o que é mais preocupante são os surtos que acontecem no Amazonas e em Roraima. Esses últimos estão acontecendo porque esses dois estados estão recebendo um fluxo muito grande de pessoas vindas da Venezuela, porque lá na Venezuela está acontecendo uma crise muito séria, uma crise política e econômica. Essas pessoas estão buscando refúgio aqui no nosso país, e com a entrada dessas pessoas no Brasil, podem chegar aqui tipos de doenças, e o sarampo é uma dessas doenças naturalmente. Aumentou em 122% o atendimento do SUS nesse local, e com isso, como resposta, o Ministério da Saúde repassou um grande valor para conseguir atender à demanda que aumentou muito de atendimento de saúde.

Eu coloquei esses valores, mas esses valores eles vão mudar provavelmente, eles estão sendo atualizados, mas é só para vocês terem noção da magnitude desse problema e como se trata de uma doença viral, o tratamento é apenas sintomático. Por isso da importância de você se prevenir contra essa doença com a vacinação. Inclusive, nós já temos uma aula desta vacina tríplice viral e a tetra viral no calendário. A tríplice viral com 12 meses e a tetra com 15 meses. Os adultos também podem se vacinar, até 29 anos são duas doses e a partir de 30 anos apenas uma dose. A eficácia desta vacina é de 97%.

Fonte
O Sarampo voltou? O que você deve saber | RESUMÃO por Enfermundo – O mundo da enfermagem