Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre o sarampo – guia completo.

Sarampo e a Importância da Vacinação

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus que é mais comum em crianças e pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa. A única forma de prevenção é por meio da vacina, que é muito importante porque o vírus pode causar diversas complicações para a saúde, como infecções respiratórias, inflamação no cérebro, diarreia e desidratação, entre outras.

Sintomas

Os sintomas do sarampo normalmente aparecem duas semanas após o contato inicial com o vírus e são semelhantes aos da gripe, como febre, tosse e coriza. Depois de três a cinco dias, começam a surgir manchas vermelhas no corpo, que começam no rosto e atrás das orelhas e depois se espalham por todo o corpo. Essas manchas não coçam e não doem e são consideradas a marca do sarampo.

Transmissão

O sarampo é muito fácil de ser transmitido pelas gotículas que ficam presentes no ar quando tossimos, espirramos e falamos. Por isso, uma pessoa não vacinada é um perigo para a saúde pública.

Prevenção

Se você acha que está com sarampo, que esteve perto de alguém com sarampo ou em épocas de surtos, o mais recomendado é colocar uma máscara e ir para o hospital informar que acha que está com a doença. O melhor a se fazer é ir ao posto de vacinação e pedir para tomar a vacina do sarampo, que é gratuita, segura e garante a prevenção não só no presente, mas também para o futuro.

Vacinação

De acordo com o calendário nacional de vacinação, a vacina do sarampo deve ser dada em duas doses. A primeira quando o bebê completa doze meses e a segunda quando completa quinze meses. Em épocas de surto, pode ser recomendada uma terceira dose, chamada dose 0, para bebês com mais de seis meses e menos de um ano. A vacina também pode ser dada em adultos até os 29 anos, e em casos de pessoas que nunca tomaram a vacina, são recomendadas duas doses até os 29 anos e uma dose entre os 30 e 49 anos.

  • Dupla viral: protege contra sarampo e rubéola
  • Tríplice viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola
  • Tetra viral: protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora

Apesar de ser segura, a vacina contra o sarampo é contraindicada para mulheres grávidas e para pessoas com imunossupressão grave, a menos que seja recomendada pelo médico. É importante lembrar que a vacinação não deve acontecer apenas em época de campanha do governo, e que a vacina pode ser tomada em qualquer época do ano, pois está disponível gratuitamente nos postos de vacinação.

Agora que você já sabe o que é o sarampo, o que a doença pode fazer e que basta se vacinar, não deixe de tomar essa importante medida de prevenção e ajudar a proteger a saúde pública. Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Fonte
SARAMPO: tudo o que precisa saber por Tua Saúde