Pular para o conteúdo

Sarampo: O que é, sintomas e importância da vacinação.

O que você precisa saber sobre o Sarampo e a vacinação

Após 20 anos, um bebê de 8 meses foi a primeira vítima a morrer por Sarampo na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi também a primeira morte pela doença registrada no Brasil em 2020. Existe uma epidemia de Sarampo? Qual a gravidade? E qual a importância da vacinação?

O Sarampo é uma doença extremamente contagiosa, transmitida por um vírus, que pode evoluir até levar uma pessoa à morte. A gente contrai sarampo ao entrar em contato gotículas respiratórias que são expelidas ao tossir, espirrar ou falar e que estejam contaminadas pelo vírus. Entre os principais sintomas estão o aparecimento de manchas avermelhadas na pele, junto a tosse, espirros, febre acima de 38 graus, conjuntivite e manchas brancas no céu da boca.

Nós não ouvíamos falar tanto sobre o Sarampo porque não morria ninguém da doença no Brasil desde 1997. Em 2016, a Organização Pan-Americana de Saúde chegou a considerar a doença erradicada. Então, por que e como ela voltou?

O vírus entrou no Brasil novamente em 2017, vindo da Venezuela e em 2019, por meio de viajantes que vinham de Israel, Malta e Noruega. Mas, se nosso país estivesse com altas taxas de imunização, a circulação do vírus não seria um problema. Segundo especialistas, a principal causa para o retorno do Sarampo no Brasil é a baixa cobertura da vacinação em diversas regiões do Brasil.

Em 2018, foram 10.300 casos de Sarampo. Já no ano passado, o número aumentou para 18 mil. Destas, 15 pessoas morreram sendo 14 vítimas no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Este ano, nove estados mantêm a transmissão ativa do vírus do Sarampo sendo que cinco já confirmaram casos da doença.

Da mesma forma que a gente conseguiu erradicar a doença lá no passado, a saída agora também é a vacinação. Por isso, desde o início de fevereiro, o Ministério da Saúde voltou com a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Esta campanha foca vacinar pessoas de 5 a 19 anos de idade. Mas, devem procurar os postos de saúde de vacinação todas as pessoas com idade de 6 meses a 59 anos, que não tiverem sido imunizadas ou que não tenham tido sarampo anteriormente. Principalmente pessoas que são diabéticas, hipertensas e imunodeprimidas.

Esta ação vai até o dia 13 de março na rede do SUS, em todo o país. Mas, mesmo depois, as doses estão disponíveis nos postos. Pra você receber a vacina tem que apresentar um documento de identidade e, caso tenha, também a sua carteira de vacinação. E lembre-se de que o SUS é universal, então, as pessoas não pagam para receber a imunização.

Além da vacinação, medidas de higiene são formas de prevenção. Por isso, busque sempre lavar e aplicar álcool em gel nas mãos principalmente após frequentar estabelecimentos públicos onde circula muita gente.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos continue acompanhando o Brasil de Fato em nossas redes sociais e inscreva-se em nosso canal do Youtube! Até!

    Fonte
    Surto de Sarampo? Tudo o que você precisa saber sobre a doença e a vacina por Brasil de Fato