Pular para o conteúdo

Entenda os perigos do Tétano e como se prevenir para uma vida saudável

Tétano – Prevenção e Sintomas

Lixo e material inferior já dado é um ambiente propício para a contaminação pelo tétano. A bactéria que transmite a doença pode ficar inativa no solo e continuar sendo infecciosa por até 40 anos. Você toca descalço e Newton que o chileno é ele é, por você fiz um prego num álbum algum ferro de ferro ou aço e você corre pega é o pé provocou perna, mas engana-se quem pensa que só machucados provocados por objetos de ferro ou vindos do lixão são perigosos.

  • O tétano entra no corpo através de ferimentos de qualquer origem que provoquem a morte do tecido, como sequelas de acidentes de trânsito, queimaduras ou até infecções de dente.
  • Depois de instalada no organismo, a bactéria do tétano segue até o sistema nervoso central.
  • O primeiro sintoma é o enrijecimento dos músculos da face. Depois surgem espasmos com funções que podem levar a uma parada cardíaca.

Para evitar a doença, crianças de até um ano são imunizadas com a vacina que deve ser repetida a cada dez anos por toda a vida. A vacina é eficiente também para proteger os recém-nascidos. O pedacinho de cordão umbilical que fica é um tecido que pode ser uma porta aberta para a bactéria do tétano.

Entrevista com o Dr. Kelson Ferreira, Médico Infectologista

A vacinação tem que ser repetida a cada dez anos pelo menos. É uma vacina eficiente, por exemplo, se eu perfurar eu me cortei com alguma coisa, se eu tenho um ferimento, eu já posso tomar a vacina antitetânica, ela vai agir para evitar que eu possa contrair a doença. Isso não impede o bom é dependendo do tipo de ferimento, às vezes é necessário não apenas a vacina, porque pra você formar anticorpos com a vacina demora alguns dias, então além da vacina, dependendo do ferimento ser bastante propenso ao tétano, um ferimento muito sujo, um ferimento contaminado, a gente faz anticorpos já prontos naquele mesmo momento pra ter uma defesa já imediata e esses anticorpos são de origem humana e protegem imediatamente a pessoa.

A questão não é a composição do que causou o ferimento, mas sim o tipo de ferimento. Ferimentos profundos, ferimentos infectados ou ferimentos que têm corpos estranhos, como por exemplo terra e gravetos, matéria é o sonho de qualquer natureza e isso favorece ao bacilo que causa o tétano de se desenvolver, porque esse bacilo ele não tolera o oxigênio, ele é morto pelo oxigênio, por tanto quanto mais profundo, quanto mais ter sido desviado alisados na ferida, quanto mais mal cuidada a ferida, maior chance de desenvolver.

Os sintomas têm uma variação grande de tempo de surgimento e isso pode levar de três dias a três semanas em média. Quanto mais próximo da cabeça, mais rápido a origem dos sintomas, porque o veneno, ou seja, toxina que o germe produz, chega mais rápido ao sistema nervoso central. Os sintomas iniciais no adulto são principalmente uma rigidez muscular, a primeira vez muscular mais nítida é da boca. Então a pessoa tem dificuldade em abrir a boca, uma rigidez das mandíbulas, inclusive é da mastigação e em inglês, por exemplo, há o tétano é conhecido popularmente como lockjaw, ou seja, mandíbula travada.

A prevenção é a principal medida, e a vacinação é a melhor forma de prevenção. A vacina é gratuita e está disponível na rede pública. Caso a mãe não tenha sido imunizada, é necessário que o neonatologista ou o pediatra avalie a possibilidade do tétano neonatal nos primeiros dias de vida do bebê.

Fonte
Médico fala sobre os riscos do Tétano, que pode matar por TVCidadeVerde