E a gente vai continuar falando agora de pele. Sabe aquelas manchinhas brancas que às vezes se espalham pela pele? Atenção, elas podem ser micose. A Dra. Denise Steiner tira agora suas dúvidas das causas, se é transmissível e também como pode ser tratado.
Vamos ver primeiro o que é a micose. Então, a micose é uma doença de pele causada por fungos. Existem vários tipos de fungos e esses fungos, conforme o local da pele, o que eles pega, iguais conforme o tipo de fungo, eles causam uma manifestação. Por exemplo, a mais comum são aquelas manchinhas brancas que são do tamanho de uma lentilha, redondinhos, que comprometem muitas costas, e elas vão se juntando, e às vezes fica aquela mancha branca muito maior. É a chamada pitiríase versicolor. Ela, na verdade, é muito frequente no verão por causa até do suor da pele, do calor e da oleosidade da pele. E tem pessoas que todo verão apresentam essa micose.
Você tem a “freira”, você tem a micose de virilha, aqui também é bem frequente. É um outro tipo de fungo que a região fica avermelhada com uma borda bem ativa. Você tem a micose de pele mesmo, que compromete braço, perna, que geralmente é redondinha, avermelhada, uma rodelinha que parece assim que está descamando, às vezes parece que tá até meio úmida. Isso também é frequente de você passar de uma pessoa para outra, principalmente utilizando as roupas, a toalha e também de animalzinho doméstico, como cachorro, como o gato, que também às vezes pode ter micoses que passam pelo ser humano.
É bom você não se enxugar com toalha úmida do outro, enfim, não ficar para mim usando a roupa de outra pessoa. Principalmente quando ela está úmida. E o mais interessante é que você também tem que saber quando ela está aleijada, então quando tá com essa micose, lavar e tirar o suor e usar uma medicação que deve ser respeitada pelo dermatologista, que é um tipo de antifúngico. Todos os tipos de micose têm tratamento, são os chamados antifúngicos que seriam similares aos antibióticos, né, que tratariam, então, matariam esses bichinhos da evitando o crescimento dos mesmos.
Geralmente, se precisa, conforme o local, sempre se a tratar por mais ou menos tempo. A micose de pele, em geral, sara um pouco mais rápido e a micose, por exemplo, de unha, que é muito chata, ela demora, às vezes, até meses para ser resolvida. Entanto, micose de unha, como a de couro cabeludo, elas devem ser tratadas com o remédio via oral. Já micose de braço, de perna, das costas, essa pitiríase versicolor são mais fáceis e resolvem num tempo um pouco mais curto.
Fonte: Se Liga Brasil: Cuidado manchas brancas na pele podem ser micose por RedeTV