Leishmaniose Canina
Você está no Clube dos Bichos, o canal que leva até você informação de qualidade sobre o seu animal de estimação.
A leishmaniose é uma doença que assusta muitas pessoas, principalmente quem é apaixonado por cachorros. A leishmaniose canina é uma doença muito grave e é preciso estar muito atento para proteger o seu cão e a sua família.
A leishmaniose canina é uma doença infecciosa causada por um protozoário. Ao contrário do que muitos acreditam, não ocorre a transmissão pelo contato com um cachorro infectado, como arranhões, mordidas ou saliva.
A transmissão da leishmaniose acontece pela picada da fêmea do mosquito-palha, um mosquito bem específico e um pouquinho menor do que o pernilongo comum, que tem essa coloração marrom.
Por falar em cachorro sendo picado, outro parasita que pode ficar e sugar o sangue dos cães é a pulga.
- Os sintomas da leishmaniose canina são muito variados porque ela afeta diversos órgãos e sistemas no corpo do animal. Como sintomas mais comuns a leishmaniose canina, temos:
- Crescimento exagerado das unhas
- Queda de pelo e feridas principalmente no rosto ao redor dos olhos e nas orelhas
- Aumento do tamanho dos linfonodos conhecidos popularmente como línguas
- Hemorragias nas áreas hemorragias no focinho
- Emagrecimento
- Anemia
- Problemas nos olhos e visão
- Dificuldade de locomoção
- Problemas nos rins
É importante lembrar que nem todos os animais que têm leishmaniose apresentam os sintomas. Existem alguns animais que são assintomáticos e isso dificulta em muito o diagnóstico e o controle dessa grave doença.
Se o seu cãozinho apresenta sintomas sugestivos de leishmaniose, procure o mais rápido possível atendimento médico veterinário.
Gostou deste vídeo aqui no Clube dos Bichos? Deixe o seu like. Sua opinião é de relevância que leve ele para nós amantes de animais.
Muito obrigado pela sua audiência e até o próximo vídeo aqui no canal.
Fonte
❌ LEISHMANIOSE CANINA: Quais os principais sintomas? 🐶😱 por Clube dos Bichos