Pular para o conteúdo

Remoção de pólipo por colonoscopia: entenda o procedimento com Dr. Marcelo Werneck

A lenda que os comentários de vocês já receberam a seguinte pergunta durante o exame de colonoscopia: é possível remover pólipos?

Olá, eu sou o doutor Marcelo Werneck. Se é a sua primeira vez aqui no canal, lembre-se de se inscrever no canal e de curtir o vídeo.

Então, o exame de colonoscopia… O que é? É a passagem de um aparelho flexível que tem uma câmera que nos permite ver dentro do intestino. O objetivo da colonoscopia é estudar o intestino de forma visual. Quando estamos vendo o intestino, conseguimos ver alterações nele.

O motivo para se fazer o exame são vários, desde os sintomas como sangramento e alteração do ritmo intestinal até a prevenção de câncer de intestino. Nesse caso, prevenção de câncer de intestino é exatamente para ver os pólipos, que são lesões pré-malignas. Então, nosso objetivo é ver aqueles pólipos. A colonoscopia tem uma característica muito interessante, que a torna superior a qualquer exame do intestino: a possibilidade de ver todo o intestino e de remover esses pólipos.

Assim, estamos diminuindo o risco de a pessoa desenvolver um câncer. O objetivo da colonoscopia é exatamente identificar e remover pólipos. O que pode acontecer é a gente ver um pólipo e não remover. Tem vezes que a gente está fazendo um exame eletivo, que a pessoa não sabe que tem uma alteração naquela região. Então, nesse caso, pode ser que dependendo das características do pólipo, o médico que está fazendo o exame ache que é mais seguro remarcar para retirar o pólipo depois de conversar com a pessoa e explicar os riscos que podem estar envolvidos nesse procedimento.

Qualquer colonoscopia que a gente faz é um procedimento, e ela já tem um risco maior do que a colonoscopia que a gente só está olhando. Isso porque cada procedimento tem seus riscos. A retirada de pólipos não é totalmente isenta de riscos. Um dos maiores riscos, por exemplo, é de sangramento ou de tendência à perfuração do intestino. É claro que esse risco é baixo, mas não vamos fazer uma colonoscopia se acharmos que esse risco é muito alto.

Então, se a pessoa está fazendo a colonoscopia e se depara com um pólipo grande, pode ser que ela opte por remarcar o exame para retirar esse pólipo depois, em condições de maior segurança. O código pode ser retirado em clínicas ou até em hospitais, dependendo do caso. No caso de pólipos muito grandes, quando formos retirá-los, pode ser que a gente junto e que existe um risco muito alto de perfuração do intestino. Mas mesmo assim, seja optado por realizar esse procedimento, aí nesse caso é que a gente deve fazer. A gente vai agendar um exame com o paciente ciente dos riscos. E muitas vezes a gente já deixa uma equipe preparada, porque quando se retira o pólipo e mesmo que tenha uma fração, a gente vai fechar aquela perfuração que pode ser tanto pela colonoscopia quanto por cirurgia. A gente está fazendo um procedimento que é menor do que a retirada de um segmento do intestino. Pode ser que seja optado por fazer isso.

Vamos lá recapitular. Fez a colonoscopia, achou um pólipo pequeno, provavelmente o médico já vai retirar aquele. Achou um pólipo grande, o paciente ainda não está informado, pode ser o tato por interromper e remarcar esse exame que pode ser no mesmo local ou até no hospital com uma equipe preparada. Para, se for o caso de uma perfuração, fazer um procedimento já cirúrgico de dar uns pontos ali naquela região. Nesse caso, seria uma perfuração já esperada do intestino, e as consequências para pessoas são mínimas, porque a gente já aborda imediatamente depois de acontecer.

Então, já sei uma coisa que a gente está contando que pode oi, e o risco é muito reduzido. Não se deu para entender tudo direitinho? Então, vá discutir o vídeo, inscrever-se no canal. Até a próxima. Tchau!

Fonte: É possível remover pólipo por colonoscopia? | Dr. Marcelo Werneck por Dr. Marcelo Werneck