Leishmaniose: prevenção e proteção
A leishmaniose é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal para animais e seres humanos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a leishmaniose está presente em mais de 76 países e já foi diagnosticada em todas as regiões do Brasil.
A leishmaniose é causada por um protozoário do gênero leishmania, que é transmitido a um animal ou ser humano através da picada de um flebótomo, conhecido popularmente como mosquito-palha. Quando o flebótomo pica um cão com leishmaniose, ele pode se infectar com o protozoário e se tornar transmissor. Ao picar cães sadios, esse mosquito pode transmitir o protozoário, que se multiplica no organismo desses animais, que podem desenvolver a doença clínica ou se tornarem animais reservatórios.
Os mosquitos que picarem cães infectados com doença clínica ou reservatórios podem iniciar uma nova onda de disseminação da infecção para outros animais e até mesmo para o ser humano.
O cão com leishmaniose pode apresentar perda de apetite e peso, apatia, pelagem opaca, falhas na pelagem e lesões de pele, principalmente em face, orelhas e extremidade de membros, crescimento exagerado das unhas, único glicose, feridas que não cicatrizam, sangramentos, conjuntivite, anemia, vômitos e diarreia.
Medidas preventivas
Medidas preventivas são essenciais para a proteção do pet e de toda a família. O método de prevenção mais eficaz e recomendado pela Organização Mundial da Saúde é a utilização de coleiras repelentes e inseticidas em cães à base de deltametrina 4%.
A MSD Saúde Animal desenvolveu a Excalibur, uma coleira contra parasitas externos e repelente altamente eficaz e segura para proteger seu cão. Por meio de uma tecnologia inovadora, o princípio ativo da Excalibur, a deltametrina, é liberado através da fricção da coleira com a pele do cão, se propagando pela pele através da camada de gordura, cobrindo toda a superfície corpórea e protegendo o cão contra a picada dos flebótomos por até quatro meses.
- Scalibor é recomendada pelos principais especialistas das mais renomadas instituições de saúde;
- Tem mais de 30 estudos científicos publicados;
- Estudos de campo comprovam que em áreas endêmicas onde os animais usavam Excalibur, houve diminuição da incidência da doença em seres humanos;
- Não tem cheiro;
- É resistente à água;
- Não precisa ser retirada durante o banho;
- Pode ser utilizado em cães a partir dos três meses de vida;
- Auxilia no controle de pulgas e carrapatos.
A prevenção está em suas mãos. Deixe seu quintal sempre livre de folhas, frutas em decomposição e fezes de animais para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Use telas em portas e janelas. Procure passear com seu cão durante o dia, pois os mosquitos são mais ativos à noite, e mantenha seu cão sempre com a coleira Excalibur Scalibor. É a melhor maneira de proteger seu cão e sua família.
Fonte
#Scalibor: A PROTEÇÃO CERTA CONTRA LEISHMANIOSE por MSD Saúde Animal Brasil