Se você está com uma infecção urinária difícil de resolver e é homem, foi ao pronto-socorro com queixa de ardência ao urinar, já tomou antibióticos e o exame de urina não está mostrando direito a infecção, eu posso ajudar. Sou doutoranda no país, urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, com experiência de mais de 12 anos dentro da especialidade, e vou tentar explicar um pouquinho melhor essas situações embaraçosas que acontecem.
Se um homem jovem e saudável apresenta sintomas de infecção urinária e recebe antibiotic apropriado, mas o problema persiste, temos que pensar que algo diferente está acontecendo. Uma infecção urinária pode criar dor na região da bexiga, aumentar o número de vezes que vai urinar e geralmente é atribuída ao diagnóstico de cistite aguda, uma infecção que compromete a bexiga. Um simples tratamento resolve de uma maneira mais fácil quando o problema é resolvido nesse atendimento inicial feito pelo médico do pronto-socorro.
Se o exame de urina vem normal ou com alterações leves que deveriam ter sido resolvidas com remédio, talvez você esteja com quadro de prostatite. A próstata nos homens é uma glândula que fica entre a bexiga e a uretra. Se inflamada, já é um sintoma muito parecido com os sintomas da cistite aguda e pode acrescentar aqueles sintomas clássicos da cistite aguda. Alguns sintomas podem levantar suspeita para prostatite como a dor na região do períneo (aquela região entre o escroto e o ânus), o surgimento de sangue no esperma, uma dor referida na glande ou no corpo do pênis ou na uretra, presença de um esperma de cor amarelada ou com pedaços coaguladas semelhantes a uma gelatina.
O diagnóstico das prostatites é clínico. O urologista, diante desse quadro clínico, vai fazer o exame genital, examinar pênis, testículos e examinar na próstata. O exame de próstata nessas situações é muito característico. A próstata está dolorosa à palpação, coisa que habitualmente não é. O tratamento consiste em uso de antibióticos. O tratamento da prostatite é diferente da infecção urinária. O antibiótico precisa ser usado por um longo período de pelo menos quatro semanas.
Isso deve-se à baixa penetração dos antibióticos na próstata, fazendo com que o uso prolongado seja necessário para ver uma constante ação do medicamento na região e consequentemente eliminar aquelas bactérias que estão colonizando o órgão. A maioria dos casos de prostatite são causados pelos mesmos germes que causam infecção urinária. Na maioria das vezes, elas não são isoladas em amostras de urina ou de esperma e vem normal. Dessa forma, não tem como fazer um exame chamado antibiograma que mostra para gente qual antibiótico é sensível para combater aquela bactéria. O urologista utiliza os remédios mais comuns para combater aquele tipo de bactéria. Algumas vezes, o remédio não funciona e tem que ser trocado. Isso gera uma desconfiança ou uma preocupação no paciente porque o seu problema não está sendo resolvido.
Resumo da história: pense na prostatite como um diagnóstico diferencial daquelas infecções de difícil resolução no homem jovem. Consulte um urologista, que o ajudará a conduzir a situação de uma maneira tranquila. Obrigado.
Fonte: Infecção Urinária que não melhora? Pensar em Prostatite por Dr Heleno Paes