Malária: o que é e como acontece
A malária é uma doença parasitária que causa sintomas agudos e febre em seres humanos e é prevalente em países de clima tropical e subtropical. Transmitida pela picada do mosquito Anopheles, a doença se dissemina quando o inseto pica uma pessoa infectada e adquire o parasita causador da doença. O parasita pode passar para outras pessoas quando o mosquito pica novamente, infectando o sangue da nova vítima.
O parasita invade as células vermelhas do sangue, destruindo-as e disseminando-se pelo corpo através da circulação sanguínea. Os sintomas mais comuns da malária são calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia e até delírios. A febre é o sintoma mais característico, especialmente em pacientes que já foram previamente expostos à doença.
A suspeita de malária deve ser levantada diante dos sintomas, especialmente se a pessoa tiver viajado para uma região com grande incidência da doença. Para confirmar o diagnóstico, é feito um exame em que uma gota de sangue do paciente é analisada através de um microscópio. É importante fazer a análise o quanto antes, já que a malária pode levar à morte.
O tratamento é feito com medicamentos específicos, que variam dependendo da forma de malária que a pessoa tem e de algumas características da pessoa que está doente. Gestantes e pessoas com malária grave, por exemplo, podem precisar de medicamentos diferentes. A melhor forma de prevenir a malária é através do uso de repelentes, mosquiteiros e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em regiões endêmicas. Além disso, o uso de medicamentos como medida preventiva também pode ser eficaz, mas apenas com prescrição médica.
Para saber mais sobre malária, acesse Minha Vida.
Fonte: Malária: febre alta e dores musculares são os principais sintomas por Minha Vida