Música
É uma situação bem crítica. Não tinha nenhuma ferida, mas estava prestes a acontecer e eu não tive acesso para tratar. Eu achei que era um caso que eu precisaria de mais apoio. De repente, por questões de zoneamento, enfim, de qualquer coisa, poderia acontecer. E eu encaminhei para o hospital. O que a gente quer é que uma pessoa que tem essa doença da diabetes não venha a ter um pé diabético. Então, a prevenção é mais importante.
A importância desse fórum é exatamente propiciar a evolução, porque se a conversa sobre a evolução da patologia, que é uma profissão extremamente necessária na prevenção e no tratamento das complicações do pé do diabetes, principalmente na rede primária. Nós podemos fazer o tratamento desvalorizado da doença. Uma patologia é a ciência que estuda os membros inferiores nas patologias de membros inferiores e ela tem a função de diagnosticar, prognosticar, tratar e cuidar de todas as patologias, sejam elas de forma biomecânicas com o design dos dedos, seja ela por atrito ou seja por alguma manifestação de doenças sistêmicas.
O diabético ele costuma desenvolver, não acontecem todos, mas uma grande quantidade deles, uma neuropatia que faz com que ele diminua a sensibilidade do pé, sensibilidade ao calor, sensibilidade à dor, sensibilidade ao toque. O dono ele tem o conhecimento técnico, ele tem conhecimento de biomecânica, entanto, identifica precocemente um ponto de pressão, é normal eles identificam micose, ser digitais, pisadas erradas. Então, isso de forma preventiva vai garantir que aquele paciente não desenvolveu uma úlcera e aí que pode acarretar numa amputação.
O abuso em direção a um bom tratamento do diabetes. A importância do evento é primordial para troca de experiência e para estabelecer diretrizes na atuação multiprofissional, já que é necessário estabelecer diretrizes e propostas dentro não só da assistência básica ou também no âmbito hospitalar.
Nós estamos vislumbrando aqui uma melhoria de qualidade de atendimento para a população brasileira e se de extrema importância.
Fonte: VIVA ASSIM – A podologia e a prevenção no pé diabético por VIVA ASSIM