Oi, gente do Canal Éclairé!
Aqui é o Lucas Fustinoni.
E, hoje, a gente vai falar a respeito da bula simplificada. E a medicação de hoje é a prednisona.
Uma medicação que o pessoal usa sem controle. Eu já falei em outro vídeo que, ao meu ver, deveria ser vendido somente com prescrição médica. Prednisona é vendido em comprimidos de 5 e 20mg e é da classe dos corticoides.
Tem uma ampla gama de indicações:
- Doenças autoimunes
- Doenças inflamatórias
- Questão de reposição de hormônios
Sempre deve ser utilizado com orientação médica.
É uma medicação baratinha, que qualquer um compra sem receita, mas pode dar vários efeitos colaterais que a gente vai discutir hoje no vídeo.
Prednisona é um anti-inflamatório muito potente. Muito mais potente, e por isso que o pessoal, às vezes, acaba abusando. Ela melhora a questão de alergia, dermatite, rinite, inflamações autoimunes.
Então, a pessoa toma aquilo ali, e ela se sente bem, mas o problema é que tem os efeitos colaterais e depois, se passar o efeito, acaba piorando bastante. E, outro problema bastante grave do prednisona, é que, quando você fornece a medicação que você está tomando, o teu corpo, ele se adapta com aquela medicação externa e para de produzir o anti-inflamatório natural que o próprio corpo produz. Por isso que, se você está tomando prednisona, a longo prazo, só pode parar com orientação médica, não pode parar de repente.
Ele é contraindicado para pessoas que têm reações alérgicas à corticoide ou que tenham algum tipo de infecção fúngica.
Toda vez que a gente tem algum fungo, ele quer se proliferar, e a prednisona tira a nossa capacidade natural de se proteger contra o fungo que está agredindo. Então, se você tira a capacidade do corpo de se proteger, o fungo acaba espalhando. Por isso, até, é importante não estar tomando prednisona para lesões de pele porque, às vezes, pode ser um fungo e ele pode estar crescendo. E com isso, ele pode mascarar doenças que você nem sabe que tem. A pessoa se sente bem, mas ela está, por exemplo, com câncer, está tendo alguma inflamação. Ela toma e se sente ok, mas o câncer está se desenvolvendo. Por isso que só pode tomar com indicação do seu médico.
Uma das principais dúvidas em relação à prednisona, é se ela engorda mesmo. E ela engorda. Na verdade não que engorda, ela retém líquido, mas não em curto prazo. Às vezes, a pessoa vai tomar, e passa por três dias. Isso não vai causar que você retenha líquido, mas para tratamentos mais longos, por 30, 60 dias, pode dar, trazer problema. Além disso, pode, também, estar trazendo problemas gastrointestinais, fazendo úlceras, levando até a hemorragias que podem ser fatais. Também, a elevação de pressão arterial, questão de deposição de gordura em regiões, por exemplo, da face, fazendo a face de lua cheia, aqui na giba. Tem várias reações adversas ao uso da medicação.
Em relação à posologia, é muito variado, e isso vai depender da etapa do tratamento que está acontecendo, da doença que a pessoa está tendo, o peso. Então, como eu falei, varia de 5 a 60 miligramas, nunca exceder essa dose. Não pode brincar, é um comprimido baratinho, que é facilmente acessível, mas ele é muito abrangente, pode trazer muito mais malefícios do que benefícios, se mal aplicado.
Espero você, se tiver mais dúvidas, buscar a bula original e sempre tomar somente com prescrição médica. Espero vocês nos outros vídeos.
Lucas Fustinoni. Um forte abraço e até a próxima.
Fonte: Saiba tudo sobre a PREDNISONA antes de toma-lá! BULA SIMPLIFICADA POR DR LUCAS – MÉDICO CRMPR 30155 por Dr Lucas Fustinoni