Pular para o conteúdo

Participe como voluntário nos testes da vacina contra Chikungunya em Butantan.

Pesquisadores brasileiros estão em busca de adolescentes voluntários para a primeira vacina contra a Chikungunya

O objetivo de estudo é testar a vacina em 750 adolescentes em todo o Brasil. Até agora, foram só 70 inscrições e apenas 10 pessoas foram vacinadas. O imunizante está na fase final de testes.

Entrevista com o Dr. Elo Mourão, gestor médico de desenvolvimento Clínico do Butantã

Boa tarde, seja muito bem-vindo. Começando, por que faltam tantos voluntários?

É um estudo fundamental, mas está ainda em fase de recrutamento. O problema é a divulgação de que há um estudo em andamento e que esse estudo está recrutando pacientes para o desenvolvimento da vacina. Seria importante essa informação para as pessoas ficarem alertas e poder se informar mais sobre como obter e como fazer parte desse estudo para poder fazer parte dessa vacinação.

  • Por que os voluntários têm que ser jovens?

O estudo já ocorreu na fase em adultos nos Estados Unidos e houve um requerimento das agências regulatórias para que fosse complementados dados desse estudo na população mais jovem. Então, o Brasil, como é uma região endêmica da doença, apresentou condições climáticas e ambientais ideais para ter esse estudo e foi optado por fazer o estudo aqui no Brasil nessa população mais jovem.

Os estudos preliminares nos Estados Unidos na população adulta já demonstraram que a vacina teve uma efetividade de uma eficácia por cerca com cerca de 98%, desenvolvendo anticorpos para combater o vírus. O perfil de segurança da vacina também foi muito favorável, com baixíssima ocorrência de eventos adversos e excelentes resultados de eficácia da vacina. Então, mostrou realmente que a vacina pode ser um bom instrumento contra a ocorrência desse vírus e epidemias aqui no Brasil.

A Chikungunya é uma doença muito semelhante à Dengue. Ela cursa com alguns sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, mialgias e também uma característica muito comum da Chikungunya é a dor articular. A pessoa apresenta dores articulares muito importantes que podem levar até limitações de movimento da pessoa e, em alguns casos, até a ocorrência de envolvimento do sistema nervoso central que pode ser agravar, levando até a óbito esses pacientes.

A vacina ainda está em fase de recrutamento aqui no Brasil. Após a finalização do estudo, que a gente espera que ainda seja nesse semestre, vai ter um envolvimento regulatório. Se os dados forem favoráveis para publicação e para registro da vacina, a gente espera que esse estudo forneça os dados eficientes da vacina com segurança. Se tudo der certo, a gente espera uma aprovação regulatória das agências até o final do ano ou início do ano que vem para disponibilização aqui no Brasil.

Fonte
Butantan precisa de voluntários para testar vacina contra a Chikungunya por Record News