Pular para o conteúdo

Ovários de tamanhos diferentes: o que é normal e quando buscar ajuda médica

É normal ter os ovários de tamanhos diferentes e vou responder nesse vídeo do Saúde da Mulher conduzido por Laura Lúcia.

Olá queridos do meu canal! Eu aposto que a grande maioria de vocês já fez algum ultrassom e na hora de pegar o resultado olhou ali que um ovário era de um tamanho e outro ovário era de outro tamanho… e aí, isso é normal?

Sim, isso é normal! Os ovários são glândulas independentes e uma mulher que por exemplo não usa nenhum método contraceptivo hormonal (ou seja, ela ovula todos os meses), um mês um ovário ovula de um lado e outro mês o ovário ovula do outro lado. Então é super normal no dia que você estiver fazendo o seu ultrassom, o ovário esteja se preparando para ovular e esteja um pouco maior que o outro. Não existe nenhum problema.

O problema é quando dentro do ovário existem cistos, lesões e manchas. Na hora do ultrassom, se o doutor olhou e não gostou muito, aí sim pode ser preocupante. O tamanho normal do ovário está entre 3 centímetros cúbicos e 9 centímetros cúbicos (a mesma coisa que ml), e durante a ovulação esse valor de 9 pode aumentar duas vezes mais, então a mulher está prestes a ovular. Se estivermos falando de um folículo ovulatório grande quase saindo do ovário, esse valor vai estar maior e isso é normal.

Nas mulheres que usam métodos contraceptivos hormonais (como as injeções, o anel vaginal, a pílula oral e os adesivos) eles bloqueiam o ovário e também é normal encontrarmos no ultrassom ovários diminuídos. Isso é temporário e é pela ação da contracepção hormonal. Quando a mulher para de usar a pílula, por exemplo, o método hormonal, o ovário já volta a funcionar normalmente dentro do primeiro mês.

Resumindo, se o ovário da mulher está entre 3 e 9 e ela não toma anticoncepcional e apareceu um volume um pouquinho maior, também não nos preocupamos, pois pode ser a ovulação. Se está abaixo de 3 e é usuária de método contraceptivo, também classificamos como normal. Todo o exame de ultrassom deve ser analisado pelo médico ginecologista. É ele que vai pegar aquela informação da imagem que você está trazendo do laudo de ultrassom, com seus sintomas, seu ciclo, sua menstruação e sua dor.

Todo o médico sabe que se olha as pessoas, e não só o exame. A paciente tem sintomas e informações importantes sobre seu ciclo, sua pelve e sua menstruação a dar ao médico. Aí fazemos a análise do papel e da pessoa para dizer se é normal ou não.

O que dizer do carinho que eu recebi de vocês? Gente, obrigada por todos os likes, pelas inscrições, pelas normas inscritas, por me fazerem companhia durante toda a semana, mas principalmente na quinta-feira que tem vídeo novo! Eu leio todos os comentários, só não consigo responder àqueles que eu preciso examinar a paciente, que eu preciso consultar, ver os exames para poder responder… Esses não têm como…

Bem, obrigada por estarem comigo. Me sigam também lá no Saúde da Mulher, tem bastante conteúdo no Instagram para vocês também. Obrigada de coração e até quinta-feira que vem!

Fonte: É normal ter os ovários de tamanhos diferentes? por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia