Pular para o conteúdo

Mioma Uterino: 5 Dicas Essenciais Para Entender e Prevenir

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia (SEGO), quase 70% das mulheres podem sofrer de miomas no útero em certo momento da vida. Porém, apenas 0,5% dos miomas tornam-se cancerígenos. Mesmo assim, não podemos esquecer-nos de fazer exames ginecológicos frequentes para evitar problemas e incômodos.

Os miomas uterinos são o tipo de tumor mais frequente nas mulheres. Também são conhecidos como fibromiomas. Hoje, vamos oferecer cinco dicas fundamentais para reconhecer os sintomas, a origem e as possíveis consequências para o corpo humano. Com certeza, esta informação será útil para todos.

  1. Miomas uterinos: O que são? Por que aparecem?

    Infelizmente, muitas mulheres são diagnosticadas com mioma uterino, apesar de levar uma vida saudável, fazer exames periódicos e cuidar da saúde sexual. Por que razão? Ninguém conhece a causa, na verdade. Algumas pessoas acreditam que é uma causa genética. Mas só sabemos como eles aparecem e se desenvolvem.

    O útero tem várias camadas e uma delas é o miométrio. O estrogênio e a progesterona ou hormônios femininos estimulam o desenvolvimento de pequenas protuberâncias no miométrio que lentamente podem transformar-se em miomas. Os miomas uterinos se dividem em:

    • Subserosos, situados na superfície do útero
    • Intramurais, localizados dentro da parede do útero
    • Submucosos, aqueles que estão dentro do próprio órgão

    Os primeiros miomas, os subserosos, geralmente não apresentam sintomas.Os outros dois, os intramurais e os submucosos, afetam o endométrio e provocam sangramentos, dores e nos piores casos, infertilidade. Os miomas limitam o fluxo sanguíneo correto para o útero, e isso pode provocar dores fortes e abortos espontâneos.

  2. Quem tem mais risco de sofrer miomas uterinos?

    Os médicos especialistas afirmam que geralmente, podem surgir entre os 35 e os 55 anos de idade. Porém, são mais comuns entre os 45 e 55 anos de idade. É o tipo de tumor benigno que surge geralmente durante a época de fertilidade. E normalmente, é hereditário, ou seja, se a mãe teve miomas, existe a possibilidade de que a filha também sofra disso. Além disso, aquelas mulheres que nunca tiveram filhos ou com peso excessivo são mais propensas a desenvolver miomas.

  3. Sintomas dos miomas uterinos

    Devemos lembrar que quase 30% das mulheres não apresentam sintomas. Os miomas uterinos só podem ser detectados pelo ginecologista, através de exames periódicos. Saiba a seguir, os sintomas mais evidentes na maior parte das mulheres:

    • Períodos menstruais mais longos
    • Anemia ferropênica
    • Sensação de inchaço e cansaço
    • Ganho de peso
    • Dor durante as relações sexuais
    • Necessidade de urinar com mais frequência
  4. Quais são os tratamentos para os miomas uterinos?

    Diante de um diagnóstico de miomas uterinos, geralmente as pessoas acreditam que a única solução seja a cirurgia. Porém, os miomas menores podem ser tratados com certos medicamentos e exames frequentes. Geralmente os miomas muito grandes, ou aqueles que não respondem ao tratamento, devem ser operados.

  5. Miomas uterinos e fertilidade

    Ao receber o diagnóstico de mioma, muitas mulheres se perguntam se poderão ficar grávidas. Isso depende da idade, mas considerando que os tumores benignos são muito comuns na idade fértil, sem dúvida, este é um dos medos mais comuns. A opinião dos especialistas é a seguinte: Quando os tumores são grandes, podem provocar infertilidade ou uma gestação complicada. É aconselhável planejar a gravidez e consultar o ginecologista, pois a presença de miomas pode causar abortos.

Cuide da sua saúde, faça exames periódicos com especialistas e receba conselhos profissionais sobre estes importantes assuntos.

Fonte: Mioma Uterino: 5 Coisas Que Você Deveria Saber Sobre Isso por Natureba