Higiene e Pediculose
Oi oi gente, quem fala é a Tia Dione. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre higiene, ok?
Nós vamos iniciar então nossa aula com uma charadinha. Quero ver quem sabe:
- O que é que anda com os pés na cabeça?
5, 4, 3, 2, 1… Quem disse piolho acertou!
Muito bem! Quem tem piolho sente muita coceira na cabeça e às vezes o piolho morre de tantas vezes que até sangra. Sabia que o piolho fica na cabeça da pessoa por 30 dias, ou seja, um mês? E ele coloca 10 ovos por dia. Esses jovens chama-se lêndeas e os bichinhos, os piolhinhos, demoram uma semana para sair.
O piolho adora mudar de casa, por isso que ele já está na sua cabeça e amanhã pode estar na cabeça do seu coleguinha. Que piolho sem vergonha! Mas se encontrar piolho, fique calmo, tudo tem um jeito: uma boa limpeza na sua cabeça, o shampoo adequado recomendado pelo médico, o pente fino e até a catação de piolhos e lêndeas. Isso vai resolver, pode ficar tranquilo.
Tudo tem solução! Quando alguém tem piolho, a gente diz que essa pessoa está com pediculose, que é uma doença causada por infestações de piolhos. E ainda bem que a gente tem sempre alguém para cuidar da gente, né?
Então, se você está incomodado com coceira na cabeça, peça para alguém olhar sua cabeça e ver se não tem piolhos passeando por lá.
Hoje a gente aprendeu um pouquinho mais sobre a pediculose, mas ainda não acabou, porque agora vai ter um rock’n’roll que a gente vai aprender um pouquinho mais, mas com mais diversão, né?
Fica com Deus, um beijo para vocês e até o próximo vídeo!
Letra da música “Piolho”
Para um piolho, nada é melhor do que um cabelo como casa nova e um lugar para morar.
Há mais de uma semana, mudei meu endereço daquele cabelinho para uma juba de leão. Meu nome é piolho, não tenha medo. A coceira na cabeça não faz mal para o coração.
Meu novo apartamento era o cabelo do João. Eu pego uma criança, ela começa a se coçar e eu corro logo para outro lugar. Eu gosto é de cabelo benzinho enrolado. Encontro na cabeça e faço logo um rebolado.
Quando minha nova casinha é na franja da Julinha, mas quando as mamães me encontram dentro da escola e resolvem me tirar, daqui a pouco, para outra cabeça, eu corro para outra cachorra antes de começar tudo de novo.
Antes de assistir ao vídeo, lembre-se da importância da higiene e da prevenção da pediculose!
Fonte
HIGIENE PIOLHO por Dione Brito