Pular para o conteúdo

O uso de vinagre e limão não é eficaz contra o Coronavírus – Saiba mais

É bom a gente voltar a falar sobre o coronavírus, né Zucatelli? Com o aumento das notícias sobre o vírus, cresceu o número de informações falsas disseminadas na internet. A gente tem falado muito sobre isso aqui no Fala Brasil. É importante ressaltar que a Cobertura Aqui alerta importantes.

Eu falar Brasil colocou à prova alguns desses conteúdos que estão sendo compartilhados via grupo de WhatsApp, via redes sociais, para descobrir o que funciona e o que é mito.

Passar álcool em gel nas mãos é uma ação conhecida contra os germes, mas que tem sido questionada nas redes sociais. Muita gente compartilha que o vinagre e até o limão são mais eficazes que o álcool. Atenção! O doutor Bactéria diz que essa informação é falsa. O vinagre abacidades dá certo. Ele tem uma função para desinfecção do ambiente. Mas se for aplicado na mão, ele vai ressecar e pode atrair insetos e melar. Já o álcool em gel é do jeito que ele é fabricado e tem funções não só de matar bactérias, também uma ação que a gente chama de emoliente. O que é isso? Ele não dá problema para a pele, ao contrário do vinagre que resseca a pele e as feridas na mão podem ser uma porta de entrada para mais germes. A melhor alternativa é o álcool em gel.

Mas será que as pessoas estão usando de forma correta? Você vai cantar o parabéns para você duas vezes. É bem possível que já se passaram os 20 segundos. Cantar parabéns duas vezes é suficiente para matar os germes. Outra dica é prestar atenção na embalagem para usar o produto mais eficaz. Seriam duas dicas. O primeiro delas seria o percentual de álcool. Se tiver acima de 70 inpm ou 75, 76, 77 graus GL. E outra coisa também que as pessoas têm que ver: se ele for liberado pela Anvisa.

Muita gente lava as mãos e ainda passa álcool em gel. Segundo os especialistas, não é necessário fazer os dois. A primeira alternativa é sempre lavar bem as mãos com água e sabão durante pelo menos 30 segundos. Se você está em um lugar que não tem pia, aí sim use apenas o álcool.

Esse restaurante deixa sempre um frasco de álcool em gel do lado do buffet para higienizar as mãos e não vinagre. O álcool gel é para a diminuição da proliferação de bactérias, não total, mas vai diminuir a sua proliferação de bactérias das mãos. Já o vinagre, ele não tem nenhuma eficácia para essa finalidade.

O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre quais são as notícias falsas mais divulgadas sobre o coronavírus. Não acredite se alguém disser que chá de abacate com hortelã previne a doença, que o vírus é resistente a superfícies metálicas, que beber água ou seu chá mata o vírus e que a aspirina tem indicações específicas para combater a doença.

Se tiver dúvida se a informação é verdadeira ou falsa, consulte os profissionais da saúde. Atualmente, você tem que duvidar de tudo que aparece na internet. Pergunte aquelas coisas mais que parecem estranhas. Existem algumas páginas, por exemplo do Ministério da Saúde, que tem uma parte justamente voltada para fake news. Então entre nessa página, lá vai te direcionar exatamente o que é certo e o que é errado.

Fonte: Vinagre e limão não ajudam no combate ao Coronavírus por Fala Brasil

Marcações: