E vamos lá! Não é incomum sentir sensações estranhas na cabeça, certo? Essas sensações podem ser as mais diversas. Vou explicar um pouquinho para que vocês entendam. Às vezes, essa queixa surge: “sinto como se tivesse um bicho andando dentro da minha cabeça”. Isso acontece, e os pacientes muitas vezes procuram um clínico geral. Depois de uma consulta com um neurologista, eles conseguem uma resposta.
A região aqui da nossa cabeça tem alguns receptores que vão desde a pele – que é muito nervosa nesta região – até a nossa estrutura óssea. Por isso, o couro cabeludo é um local que a gente sente muito. A região atrás do couro cabeludo também tem uma quantidade muito grande de receptores sensitivos. Isso pode envolver dor e outras sensações.
Por isso, algumas pessoas, por causa de um ferimento, como no pós-operatório, podem sentir sensações estranhas. Elas podem começar com um incômodo e, muitas vezes, até problemas dermatológicos. Na região do couro cabeludo, elas podem ter a sensação de que tem alguma coisa na cabeça delas.
Quando isso é superficial, geralmente ela passa a mão no local e sente aquilo. E, geralmente, ela procura um dermatologista e tudo termina bem. Mas, às vezes, algumas pessoas têm a sensação de ter alguma coisa intracraniana se movimentando dentro da cabeça. Eu, como médico, fico preocupado e questiono se pode ser alguma coisa mais séria. É isso o que eu costumo explicar: na maioria das vezes, quando isso acontece, não é relacionado a tumor. Na maioria das vezes, a sensação que o paciente teve é por uma série de fatores que vão desde o stress até situações de enxaqueca.
Na parte óssea próximo à meninge, o cérebro não tem receptor para dor. Nos vasos, também não costuma ter. Muitas vezes, na enxaqueca, o paciente sente aquela sensação que tem algo pulando lá dentro da cabeça. Os tumores, em geral, quando dão dor de cabeça, não dão esse tipo de sensação. Na maioria das vezes, a dor é pulsátil e é muito relacionada ao aumento da pressão intracraniana, que dilata essas meninges e comprime os vasos, causando essa sensação.
Portanto, na maioria das vezes, o paciente que está bem clinicamente e não tem nenhum incômodo tem essa sensação. Ela é relacionada a situações de stress ou situações com alteração de pele. Pode acontecer alterações ósseas, mas é muito raro. Qualquer tipo de alteração de pele pode acontecer para sentir essa sensação. Às vezes, o paciente refere com a cabeça tãoolhassa: não tem nada no local, não tem. Existem parasitas que podem infectar essa parte e causar essa sensação também.
Fonte: Sinto algo andando na cabeça: O que pode ser? por Julio Pereira – Neurocirurgião