E as pessoas frequentemente conhecem os seus gatilhos das dores de cabeça então elas conseguem reconhecer por exemplo que a dor de cabeça Vem quando deixa de tomar o café que rotineiramente toma todas as manhãs; que quando se estressa tem crises de dores de cabeça; quando dorme mal tem crise e dores de cabeça; quando come fritura tem crises de dores de cabeça. Mas o que eu quero chamar atenção é: Você já esteve em dores de cabeça após fazer algum esforço físico? Se sim ou ainda se não, eu quero que você presta atenção nesse vídeo porque eu vou apresentar para vocês algumas causas que são potencialmente graves, inclusive que podem matar, que provocam dores de cabeça iniciadas após algum esforço físico. Vamos lá!
Sejam muito bem-vindos! Eu sou Paulo Falção, especialista em dores de cabeça, e você está aqui no meu canal, onde você vai aprender tudo e um pouco mais sobre dores de cabeça. Pessoal, se vocês ainda não me seguem, vão lá e comecem a seguir. Recebam semanalmente avisos de novos vídeos que eu posto aqui para vocês, ajudando no conhecimento de vocês sobre dores de cabeça, inclusive sobre isso que eu vou falar hoje que é uma causa potencialmente grave de dores de cabeça.
Lembrando que nós temos as dores de cabeça primária e as dores de cabeça secundárias, e a gente definir não é o primeiro passo para a gente pensar melhor falando em quando uma pessoa tem uma dor de cabeça secundária, a gente vai se basear no que chama-se de sinais de alerta. O que nós chamamos de sinais de alerta são manifestações clínicas ou situações que nos apontam para alguma doença potencialmente grave que esteja provocando aquela dor de cabeça. Um desses sinais de alerta é dor de cabeça que inicia após fazer força, após esforço físico, porque as principais causas de dores de cabeça nessa situação são causas vasculares, problemas vasculares. O principal deles assim, se você chega no consultório e fala para um médico ajuizado vamos dizer assim, que você tem dor de cabeça aqui neste o após esforço físico, uma coisa que a gente vai pensar é: Será que essa pessoa não teve uma ruptura de aneurisma, uma micro-ruptura de um aneurisma cerebral? Ou será que essa pessoa não teve uma dissecção arterial cervical ou intra craniana, uma infecção ou um rasgamento, uma rasgadura interna da artéria? Ou será que essa pessoa teve uma dor de cabeça por um sangramento, outro intra-caminhando, sem ser a ruptura de aneurisma cerebral?
Ou será que essa dor de cabeça veio por uma malformação de Arnold, que é uma alteração no formato do crânio que faz com que tenha um descenso, uma descida das estruturas da fossa posterior do cérebro para o canal medular e isso provocar dores de cabeça ao esforço? Então, assim, o fato de ter dor de cabeça quando você faz força, esforço físico, é um sinal de alerta. Então, sempre vai precisar ser investigado, tá? Aí, outra coisa, síndrome da vasoconstricção cerebral irreversível. Essa semana até uma paciente minha foi diagnosticada também com esse problema, tá? Assim, são situações que podem, e essas situações, precisa fazer exames: a tomografia e ressonância da cabeça e exames dos vasos arteriais da cabeça e do pescoço pra você descartar. Descartando-se essas causas aí, nós podemos pensar no cefaleia primário do esforço, tá? Que existem algumas também. Mas o que eu quero alertar vocês é que não é normal e que vocês precisam investigar sempre, sempre que tiver uma dor de cabeça desencadeada, iniciada por qualquer esforço físico certo?
Pessoal, se vocês tiverem dúvidas, deixem os seus comentários, suas dúvidas aqui embaixo que eu respondo mais adiante. E se preparem para o próximo vídeo. Até mais!
Fonte: Dor de cabeça ao fazer força – Dr. Paulo Faro Neurologista por Dr. Paulo Faro – Neurologista