Oi pessoal,
Estou de volta hoje para começar uma nova série no canal sobre estudos do sono. Mas se você é novo, já foi conseguido nas minhas redes sociais. Se inscreva clicando aqui no botãozinho de psicologia ou no primeiro link da inscrição e não esqueça de deixar aquele joinha que me ajuda bastante.
Agora vamos ver o vídeo. Hoje eu tenho mais sexo me, que é um distúrbio do sono onde a pessoa sente desejos sexuais enquanto está dormindo. “Ei, volta a dormir. Eu tô gravando. É isso. Acorda, para com isso. Vai pra lá que está gravando.” Como vocês podem ver, eu sofro muito isso aqui em casa.
Do que se trata? A pessoa busca relações sexuais enquanto ela está dormindo, pode ser sozinha ou com um parceiro. Geralmente, se manifesta em forma de masturbação ou bagagem. Mas é importante não confundir com a ereção noturna nos homens, bastante comum por causa das alterações hormonais durante o sono. E não é preciso falar de eleição nos homens. A seleção já é uma escolhido pra seja Sexomnia.
A pessoa precisa agir, tomar a atitude como um sonâmbulo faria em relação aos seus desejos sexuais. Enquanto que na ereção noturna, ou no orgasmo noturno, isso acontece naturalmente, sem a pessoa se movimentar ou fazer alguma ação para isso.
É comum o sonambulismo sexual, a pessoa não sabe o que faz. Ela faz, depois normalmente não se lembra. Ou então, ela lembra como se fosse um sonho, um sonho distante, um sonho sexual que ela teve.
Não existem muitos casos ainda relatados na literatura médica, mas pelos dados já obtidos, podemos afirmar que é mais comum nos homens, cerca de 80%. E mesmo assim essa porcentagem não é garantido que seja correta, porque para uma pessoa ser diagnosticada, primeiro precisa saber que ela tem isso. Se a pessoa está dormindo, não se lembra, depois ela vai precisar de um parceiro ali, vi que ela teve ações durante o sono e isso normalmente acontece com reclamações das esposas que reclamam por ter sofrido algum estupro, algum abuso ou serem forçadas a fazer sexo, e muitos casamentos acabam por conta disso.
Mas, quando acontece com mulheres com este distúrbio, normalmente os seus maridos ou namorados não reclamam porque né.
Mas apesar do número dos casos ainda não ser muito grande, o importante é que já existe tratamento que regulariza o sono com medicamentos. Assim, elimina as consequências indesejadas, como por exemplo, estupro ou uma agressão física e sexual mais forte. Existe casos no mundo de pessoas que foram inclusive absolvidos na justiça por serem diagnosticadas com este estudo. Porque como lobo frontal está fechado durante o sono, a pessoa não vai ter memória disso. Então ela não tem como ter culpa e ser culpabilizado por algo que ela não se lembra ou não teve a intenção de fazer.
Geralmente, a sexomnia vem acompanhada de vários outros distúrbios do sono e um dos mais comuns é a apneia do sono.
Então, se você quer saber mais sobre a apneia e muitos outros distúrbios do sono, não se esqueça de se inscrever no canal para acompanhar todos os episódios desta série nova que a gente está estreando hoje. Toda segunda-feira e quinta-feira, estou de volta com um tema aleatório de outros transtornos do sono.
Só lembrando: esquece de deixar lá e gente mesmo.
Fonte: Sonambulismo Sexual (Sexsomnia) – Distúrbios do Sono #1 por PsiCalôba