Pular para o conteúdo

Nódulo na próstata e níveis elevados de PSA: suspeita de câncer e necessidade de biópsia.


Olá, seja muito bem-vindo!
Seja bem-vindo(a) mais uma vez! Eu, Dr. Benigno, sou urologista e trabalho no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. Sou sócio-fundador daquele em que o bronco e é um prazer que eu venha aqui responder mais uma importante pergunta enviada para o nosso site através do contato arroba clínica porronco ponto com.br.
A pergunta é: “Tem um PSA de 9, meu médico identificou um nódulo no toque retal e pediu uma biópsia. A pergunta é: pode ser câncer?”.
Com essa é uma das dúvidas mais frequentes no dia a dia, toda vez que o exame de toque retal – conhecido por nós urologistas como exame digital retal é iniciado, o médico geralmente pede a partir dos 50 anos de idade dos homens que não têm fatores de risco e aos 45 anos de idade para os homens com fatores de risco que são aqueles que têm pelo menos um familiar de primeiro grau ou câncer de próstata antes dos 60 anos de idade. Homens de raça negra são os mais acometidos e têm um risco aproximadamente duas vezes e meia maior de apresentar o câncer de próstata. Aqueles homens que já sabidamente têm alguma alteração genética, síndromes genéticas relacionadas à mutação dos genes brca1 e brca2, que também são genes associados ao surgimento de câncer de mama em mulheres.
Para esses homens, o rastreamento deve começar aos 45 anos de idade. É simples: uma visita ao consultório do urologista para uma entrevista, avaliação dos sintomas, dosagem no laboratório de um exame de sangue conhecido como PSA, realização do exame digital (toque retal). O urologista consegue calcular o tamanho da próstata. Evidentemente, existem exames mais precisos para determinar o volume, mas através do toque é possível ter uma ideia do tamanho da próstata, que o normal seria aproximadamente 30 g, do tamanho de uma noz, e as próstatas aumentadas podem levar aos sintomas de obstrução urinária.
Nesse exame de toque, o urologista pode determinar e identificar se existe algum nódulo, algum carocinho duro em qualquer área da região posterior da próstata. Isso gera suspeita da existência de um câncer de próstata, mas não é diagnóstico. Então, não é possível um médico fechar um diagnóstico só porque viu o PSA e detectou um nódulo na próstata. É necessária a realização de uma biópsia para remover pequenos fragmentos em várias áreas diferentes da próstata, pelo menos 12 áreas diferentes da próstata para investigar se existe ou não um câncer dentro da próstata.
Então, respondendo à sua pergunta, a presença do nódulo não determina o diagnóstico de câncer. Existem outras alterações que podem simular e formar nódulos dentro da próstata, por exemplo, a prostatite crônica e outras doenças infecciosas, a própria hiperplasia benigna da próstata e algumas situações podem também apresentar uma certa irregularidade na superfície, no contorno da próstata.
É muito importante, sim, em alguns casos bem selecionados, submeter-se a uma biópsia de próstata para poder afastar ou confirmar o diagnóstico.
Nos dias atuais, costumamos fazer um exame conhecido como ressonância magnética, que avalia vários parâmetros, que é conhecido como ressonância multiparamétrica. Esse teste é importante porque pode ajudar o médico urologista ou o radiologista que vai realizar a biópsia a achar quais são as áreas de maior interesse e maior suspeita para encontrar os focos da doença.
Então, mais uma vez, estou à disposição para mais perguntas e, eventualmente, ajudar a maior quantidade de pessoas que nós consigamos atingir. Siga as orientações do seu médico, e uma conversa ampla e esclarecedora sempre que possível.
Estamos à disposição e muito obrigado mais uma vez. Até a próxima.
Fonte: Nódulo na Próstata e PSA alterado. Pode ser câncer? Preciso fazer Biópsia? por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP