Você já ouviu falar do mosquito prego, também conhecido como anopheles? Ele é o transmissor da malária, doença que mais mata no mundo, principalmente nos países mais pobres. O mosquito anopheles pertence à família Culicidae e existem cerca de 484 espécies, sendo que apenas 50 delas são transmissoras da malária. As principais espécies transmissoras da malária são o Anopheles gambiae e o Anopheles funestus, enquanto no Brasil temos o Anopheles darwin.
O ciclo de vida do mosquito anopheles é dividido em quatro estágios de maturação das larvas. Quando se tornam adultas, as fêmeas precisam de sangue para o amadurecimento dos ovos e são responsáveis pela transmissão da malária através da picada. Já os machos não picam e servem apenas como acasalamento.
O mosquito anopheles coloca seus ovos em locais com água fria e corrente, tendo preferência por vegetação aquática. As larvas passam por quatro estágios de maturação até se tornarem pupas, que são o marco da transição para a forma adulta. Quando adultos, os mosquitos saem da água e tornam-se terrestres, voando pelos ares.
Para prevenir a proliferação do mosquito anopheles e evitar a transmissão da malária, é importante evitar locais com criadouros de mosquitos, usar repelentes, roupas que cubram o corpo inteiro e colocar telas nas janelas. Além disso, se houver suspeita de malária, procure um médico imediatamente.
Não deixe de tomar as medidas necessárias para combater o mosquito anopheles e prevenir a malária!
Fonte: Conheça o transmissor da malária por TicksMan