Pular para o conteúdo

Luxação do cotovelo: conheça a tríade terrível

A articulação do cotovelo consiste em duas partes: a tróclea e o capítulo do úmero, que se articulam com a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna, respectivamente. Embora o cotovelo seja uma articulação pouco móvel, é muito estável. O ligamento anular da cabeça do rádio também dá bastante estabilidade à articulação. Quando uma pessoa sofre uma luxação no cotovelo, essa lesão frequentemente evolui para fratura. A Tríade Maldita é a combinação de luxação, fratura do coronóide e fratura da cabeça do rádio.

A articulação do cotovelo é classificada como articulação em dobradiça ou gínglimo, permitindo apenas movimentos de flexão e extensão. Quando há uma luxação, o úmero se projeta para frente, enquanto a ulna se projetapara baixo e para trás. Essa lesão é bastante grave, geralmente causada por uma pancada forte. Na Tríade Maldita, a luxação está associada às fraturas do coronóide e da cabeça do rádio.

Portanto, a articulação do cotovelo é fundamental para o movimento do braço e pode sofrer lesões graves. É necessário ter cuidado e procurar ajuda médica imediatamente quando houver suspeita de lesão.

Fonte: TRÍADE TERRÍVEL DO COTOVELO CONHEÇA ESSA LUXAÇÃO por Anatomia Fácil com Rogério Gozzi