Lúpus e Sistema Respiratório
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode afetar o seu corpo de maneiras diferentes. Quanto mais informado você estiver, melhor você pode cuidar da sua saúde e prevenir complicações. A seguir serão descritos os diferentes acometimentos dos grupos no sistema respiratório:
Como o Lúpus pode afetar os meus pulmões?
A inflamação causada pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode comprometer os pulmões de diversas maneiras, pode afetar a membrana que reveste os pulmões, chamada pleura, assim como os próprios pulmões. Quando o Lúpus compromete os pulmões, pode causar principalmente falta de ar.
- Leonor – é a inflamação da membrana que cobre os pulmões, chamada pleura. Geralmente acompanhada pela produção de um líquido inflamável horário que ocupa um espaço plural e pode comprimir os pulmões.
- Derrame pleural – é uma das complicações pulmonares mais comuns em pessoas diagnosticadas com Lúpus.
- Pneumonia – Otite aguda é a inflamação aguda dos pulmões decorrentes da atividade do Lúpus, causa tosse e falta de ar. Deve ser diferenciada da pneumonia causada por infecções que são frequentes no Lúpus.
- Doença crônica intestinal – Clonar é a inflamação dos pulmões que persiste por um longo tempo, causando cicatrizes do tecido pulmonar. Esta cicatriz impede a troca de oxigênio dos pulmões para o sangue, causando falta de ar, tosse e dor no peito.
- Alterações da função do diafragma – o diafragma é um músculo importante para os movimentos respiratórios. Quando comprometido pelo Lúpus, o diafragma pode enfraquecer, causando uma senha a ação de falta de ar.
- Embolia pulmonar – o Lúpus pode aumentar o risco de trombose em veias e artérias. Isso é mais comum em pacientes com anticorpos anti fosfolipídios positivos. Quando os vasos sanguíneos que irrigam os pulmões são obstruídos, é o que chamamos de embolia pulmonar. Esta complicação pode ser muito grave e causar dificuldade para respirar e dor no peito.
- Hipertensão pulmonar – é o aumento da pressão nas artérias que irrigam os pulmões. Isso leva à maior demanda de trabalho pelo coração para que o sangue circule do coração para os pulmões. Sintomas: dificuldade para respirar, inchaço das pernas e tornozelos, fadiga e fraqueza.
Quase todas as manifestações pulmonares têm a tosse como um dos seus sintomas. Se você tem tosse por mais de um mês, esta é considerada uma tosse crônica e você deve consultar o seu médico. Se você apresentar dor no peito acompanhada de dificuldade para respirar, consulte o seu médico. Se estes sintomas ocorrem de forma brusca ou são intensos, procure o serviço de emergência, pois pode ser um caso de embolia pulmonar ou neurite grave.
Evite fumar cigarro/charuto, aumenta a inflamação e estão associados com maior risco de atividade do Lúpus.
Fonte
Lúpus e Sistema Respiratório por FALANDO DE LUPUS