E você sabe que eu não bom dia só Doutor Gustavo de Pinheiro e cirurgião da Clínica Toalha e mesmo da Sociedade Brasileira de Coluna e vou te explicar direitinho o que é esse sintoma.
A lombalgia é a dor na região lombar. Essa região se dá onde ela cidadeno final do último arco costal até a região da bacia. Então, toda aquela dor que se dá naquela região é conhecida como lombalgia. Ela é uma das causas mais comuns, se não a segunda, de procura em consulta médica, perdendo apenas para gripe.
O que pode gerar a lombalgia? Várias causas podem se dar gerando o quadro de dor lombar. Na região lombar, temos ligamentos, ossos, as vértebras, os discos, os nervos. Então, todos esses componentes podem gerar um processo inflamatório em algum momento e gerar a dor lombar, mais conhecido como lombalgia.
Oitenta por cento da população mundial um dia tem ou terá a dor na região lombar. E sua estatística, essa dor, ela pode ser uma causa leve, um processo inflamatório leve e até dores referentes a doenças graves como hérnia de disco e estenose de canal espondilolistese, que são doenças que geram até a necessidade de um tratamento cirúrgico.
Após uma avaliação com um especialista em coluna, a dor lombar pode se dividir em aguda e crônica. Dores agudas são dores com menos de 6 semanas, ou seja, são aquelas dores que passam naturalmente. O paciente tem uma dor, se retrai, fica mais quieto e a dor vai melhorando aos pouquinhos. Já dores crônicas são dores que duram mais de três meses, períodos de recorrência.
Assim, a gente tem que horas e melhoras nessa situação. Quando a dor começa a se prolongar muito, é interessante procurar um especialista e fazer o diagnóstico diferencial. Buscar ali a doença que está gerando aquele quadro que o único que está se levando mês e na variação para os especialistas. Ele vai observar o tipo de dor: essa dor é uma dor irradiada, ou seja, se ela é uma lombociatalgia, gerenciador desse Ática. Corre para a pena, então ali nós podemos ter sinais de uma hérnia de disco. Pedir exames especiais como tomografias, radiografias e ressonância magnética para chegar a um diagnóstico.
Fonte: O que é lombalgia? por Clínica Atualli