No episódio anterior, conversamos sobre a cirurgia para o tratamento de hidrocefalia de pressão normal. Nesse episódio, vamos falar sobre os cuidados pós-operatórios e sobre o processo de reabilitação do paciente operado.
Nos primeiros dias depois da cirurgia, o paciente já se sente melhor e é nítido que sua marcha melhorou. Pessoas com dificuldade para caminhar passam a dar passos mais firmes e de uma forma mais equilibrada. A memória é recuperada e o controle da urina também é restabelecido. Isso aconteceu com um paciente que era professor universitário e que pôde voltar à sala de aula depois de um mês de cirurgia, pois recuperou sua memória de curto prazo.
O processo de reabilitação após a cirurgia foi tranquilo, não ocorrendo nenhum problema. O paciente ia fazer consultas para ajustar a pressão da válvula, de acordo com a situação. Não foi necessário tomar remédios, a marcha melhorou sensivelmente e a incontinência urinária foi resolvida. Ou seja, o problema neurológico foi resolvido e a vida seguiu.
Durante o acompanhamento desse paciente no pós-operatório, sendo a válvula para o tratamento de hidrocefalia um equipamento ajustável, a melhora clínica pode ser potencializada com os ajustes da válvula personalizados para cada paciente. O trabalho da fisioterapia inclui treinar a marcha, equilíbrio, coordenação motora e a neuropsicologia para treinar as funções mentais, como as funções executivas e a memória.
Nesse primeiro ano, são necessários alguns encontros do médico com o paciente e com os outros membros da equipe para que ele possa ter sua qualidade de vida garantida e suas funções neurológicas restabelecidas totalmente. Nos primeiros 10 a 15 dias, a maior preocupação é que a cicatrização da cirurgia aconteça de forma adequada. Depois disso, a cada três meses, encontros no consultório são importantes para verificar a melhora clínica do paciente e a necessidade de ajustes que possam vir a ser realizados na válvula.
A válvula é implantada para que a pessoa tenha uma vida normal, podendo pintar o cabelo, fazer viagens de avião, entrar no banco e não ter nenhum problema. A grande dica é sempre portar consigo a carteirinha de identificação. O próximo episódio será sobre a Crise Estenose.
Fonte: FALA DOC. – 3º episódio – Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) por Dr. Fernando Gomes