A escoliose é um desvio lateral da coluna; então imagine ao invés da sua coluna estar assim direitinha, o que acontece é que ela pode ter um desvio para um lado e depois para o outro formando um “S”, então ela está aparentemente direita em cima e forma só um “C” em baixo e isso chama-se escoliose. Quando ela é muito grave só a cirurgia vai ter solução, mas quando ela é inferior a isto a fisioterapia ajuda muito por isso existem vários exercícios que podem te ajudar a arrumar a sua coluna e ela ficar assim direitinha outra vez.
Você pode desconfiar que tem uma escoliose se você observa seu corpo na frente do espelho e você tem um ombro um pouco mais alto que o outro por exemplo ou então a crista ilíaca que aquele ossinho aqui do quadril parece um pouco mais alto de um lado do que do outro, mas a melhor forma de saber certinho se você tem é fazer um exame de raio x que o seu médico pode pedir. Isso é importante para avaliar qual é o lado que está afetado se é em “S”, se é em “C” e qual é o tratamento mais adequado.
Os exercícios são sempre indicados e é por isso que eu estou aqui para mostrar alguns para você:
– O primeiro exercício é fazer um aviãzinho. Então, de pé, você deve abrir os braços como se fosse um avião e elevar uma perna para trás, mantenha o corpo equilibrado nessa posição durante 20 segundos e depois repita com a outra perna. Você deve fazer esse exercício pelo menos três vezes com cada perna.
– O segundo exercício é só alternar os braços. Então você vai deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos e vai elevar um braço de cada vez até a altura da cabeça, depois você pode levar os dois braços ao mesmo tempo. Você vai repetir esse exercício dez vezes com cada braço e mais dez vezes com os dois braços ao mesmo tempo.
– O próximo exercício é apenas deitar de barriga para cima com os braços ao longo do corpo e você vai unir a sola dos pés mantendo os joelhos o mais afastado possível. O exercício é mais parado do que em movimento, o que você vai fazer é tentar esticar a perna o máximo que você conseguir sem descolar a sola dos pés. Mantenha-se nessa posição durante cerca de 30 segundos.
– Outro exercício bem interessante é a prancha lateral com braço aberto. O que você vai fazer é apoiar o cotovelo no chão, elevar o tronco e somente os seus pés e o seu braço é que vão estar em contato com o chão, depois basta levantar o braço. Mantenha-se nessa posição durante pelo menos 30 segundos e depois repita para o outro lado.
– O quinto exercício também é muito interessante, você vai ficar na posição de quatro apoios e depois vai levantar uma perna e o braço contra lateral, mantenha-se parado nessa posição durante cerca de vinte segundos e depois faça com a outra perna e outro o braço.
E para finalizar, você vai alongar a sua coluna, então deite-se de barriga para cima, dobre as pernas e abrace as pernas contra o seu corpo. Aproveite para relaxar os ombros e também os pés, mantenha-se nessa posição durante 30 segundos a um minuto.
É verdade que pode parecer uma trabalheira sem fim, mas eu prometo que vai funcionar. Isso pode ajudar a colocar a sua coluna de novo retinha, bem direitinha no lugar, mas nada como um serviço personalizado. Por isso, se você sabe que tem escoliose, nada melhor do que fazer um raio x para ver qual é exatamente o ângulo e assim o seu fisioterapeuta pode passar exercícios específicos, realmente daquilo que você está mais precisando para o resultado ser ainda mais rápido.
E se você ficou ainda com alguma dúvida escreva aqui para poder responder e se você gostou do vídeo, dê um like e inscreva-se no canal. Só tem coisa boa aqui.
Fonte: ESCOLIOSE – Exercícios para fazer em casa por Tua Saúde