Exames Laboratoriais na Osteoporose
Olá, meu nome é igual de Mancini. Você está no canal do Show por Ozzy. Seja muito bem-vindo! Hoje vamos falar sobre um assunto também muito importante que são os exames laboratoriais na osteoporose.
Aproveitando que clicou agora no meu canal, se você ainda não se inscreveu é muito fácil, basta clicar aqui no canto do vídeo para você se inscrever e aproveitar todos os outros vídeos que já publiquei sobre a osteoporose.
Por que fazer exames laboratoriais?
Quando seu médico solicita os exames laboratoriais, é para ele poder, através da sua consulta clínica, observar alguns dados que foram colhidos durante a sua avaliação, para que ele possa direcionar quais exames devem ser solicitados para fazer uma pesquisa sobre osteoporose.
Vale lembrar que a osteoporose é classificada como primária e secundária. Os exames de laboratório são importantes justamente para investigar o que nós chamamos de causas secundárias, ou seja, algum outro fator que poderá estar relacionado a você estar perdendo massa óssea, sendo importante a sua investigação.
Não existe uma regra de quais exames devem ser solicitados, mas alguns exemplos são:
- Deficiência de vitamina D
- Cálcio
- Fósforo
- Alterações da tireoide
- Níveis hormonais (testosterona, cortisol, ACTH)
- Hemograma
- Glicemia
- Doença celíaca
Esses exames são importantes dependendo da sua avaliação clínica.
Como investigar a osteoporose
Essa história clínica deve ser bastante minuciosa para que seu médico possa, junto com a análise da densitometria óssea, análise do exame radiográfico, associado à boa história clínica e associado aos exames laboratoriais, fechar o diagnóstico da osteoporose, seja de causa primária ou secundária.
Espero que tenha gostado desse vídeo! Se ainda não se inscreveu no meu canal, não deixe de se inscrever e ativar as notificações para receber os próximos vídeos sobre a osteoporose.
Código
Fonte
Exames laboratoriais na Osteoporose por Canal da Osteoporose Dr. Claudio Mancini