Pular para o conteúdo

Entenda a osteoporose: entrevista com a Dra. Inês Claudia Rodrigues Costa.

Osteoporose – Saúde e Bem-Estar

O Saúde e Bem-Estar desta semana está falando sobre a osteoporose e para esclarecer um pouquinho mais sobre esse assunto a nossa convidada é a médica geriatra a doutora Inês Cláudia Rodrigues Costa.

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença sistêmica em que a perda de massa óssea e fragilidade óssea consequentemente a uma maior predisposição às fraturas.

Quais são os sintomas dessa doença?

Por definição sem sintomas, a não ser que hajam micro fraturas ou fraturas maiores que desencadeiam dores.

Quais são os fatores de risco que pode levar uma pessoa a ter osteoporose?

Entre os fatores de risco da doença se destaca a menopausa para as mulheres que é um período em que as mulheres têm uma perda de massa óssea grande em pouco tempo, mas não fica somente isso. Após os 70 anos, homens e mulheres têm fator de risco igual pelo próprio envelhecimento e temos também alguns outros fatores ligados ao modo de vida das pessoas como tabagismo, utilização de uma dieta pobre em cálcio, ausência de exposição solar e alguns medicamentos que podem trazer como consequência no uso crônico como os corticóides por trazer a osteoporose e sedentarismo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através do exame chamado densitometria óssea anac no qual é medido a densidade mineral óssea no fêmur, no colo do fêmur e na região sacral da coluna vertebral.

Como é feito o tratamento da osteoporose?

O tratamento se divide entre uma tratamento medicamentoso no qual são administrado medicamentos para que haja aumento da massa óssea e complementação de com cálcio e vitamina D e também a adoção de medidas de comportamento como abandono dos sedentários. Uma pessoa tem que fazer exercício físico pelo menos três vezes por semana às 150 minutos por semana no mínimo, abandono do estilismo, abandono do tabagismo e exposição solar assim como aumentar a ingestão de cálcio diário na dieta.

Quem não gosta de leite não bebe leite de forma alguma ele tem uma maior chance de desenvolver a osteoporose?

A princípio sim, porque na nossa dieta da nossa região leite seriam das principais fontes de cálcio. Mas se essa pessoa consegue suplementar o cálcio dessa ausência do leite com outros alimentos fica tudo bem como por exemplo alguns vegetais verdes ou outro o queijo aí a pessoa conseguindo suplementar não teria problema.

Como podemos evitar o aparecimento desta doença?

Entre a prevenção inicialmente seria é abandono dos fatores de risco como o tabagismo, etilismo, sedentarismo já seria prevenção da osteoporose mas também é necessário nas faixas de riscas melhores menopausadas as pessoas mais idosas fazer o exame pré da densitometria óssea para poder avaliar se a densidade mineral ou se está adequada para a idade caso não fazer a suplementação e o tratamento farmacológico.

Gostaria também agora pra finalizar de convidar a todos para participar do evento sobre osteoporose no dia 31 de outubro do meio agora do ano corrente na medicina preventiva da unimed fortaleza a partir de 9 horas da manhã.

A entrevista de Saúde e Bem-Estar vai ficando por aqui. Nos vemos na próxima semana. Até mais.

Fonte
O que é osteoporose – Entrevista com a Dra. Inês Claudia Rodrigues Costa – Saúde e Bem Estar por Unimed Fortaleza