Pular para o conteúdo

Exame de intolerância à lactose: guia completo da nutricionista Priscila Ribeiro #intolerânciaàlactose #nutricionista #PriscilaRibeiro


Oi, e aí? Você tem intolerância à lactose?
O que é intolerância à lactose? Se você não sabe, clique aqui nos links que tem um vídeo explicando sobre intolerância à lactose. Mas eu quero falar sobre o exame. Muitas pessoas não sabem ou já fizeram exame para detectar ou não à intolerância à lactose, mas não sabe como funciona ou interpretar aqueles números. Eu vou explicar para você que ainda não fez, mas está ansioso querendo saber como funciona, também será válido para você.
A lactose é um açúcar presente no leite e nós temos uma enzima em nosso intestino chamada lactase, essa enzima quebra essa lactose. Então, quando você tem uma intolerância à lactose, você não digere adequadamente essa lactose e sem açúcar, e aí, quando você não digere, vai ter sintomas como gases, distensão abdominal, diarreia, náuseas e vômitos.
O exame é realizado em um laboratório. é um exame de sangue. Chegando lá, você receberá uma amostra com lactose, que você vai ingerir em jejum. E aí, você vai ser coletado três vezes, basicamente o padrão é que a primeira coleta é feita em jejum, a segunda coleta com 30 minutos, a terceira com 60 minutos e a quarta com 90 minutos. Totalizando quatro coletas. Então, primeira em jejum, você toma líquido com lactose e, em seguida, 30, 60 e 90 minutos. O exame se propõe a aferir sua glicose, quando você diz que é lactose, então, a lactose vai se transformar em glicose e sua glicose vai aumentar no seu sangue. E com 30, 60 e 90 minutos, sua glicose vai aumentando aproximadamente 20 miligramas. Por exemplo, estava 80 com 30 minutos, aumentou para 110 com 60 minutos e 140 com 90 minutos. O resultado do seu exame vai mostrar se você digeriu ou não essa lactose. Se não aumentou, é um indicativo de que você não digeriu essa lactose.
Então, é um exame simples que pode causar desconfortos em pessoas que já apresentam sintomas da intolerância à lactose. Provavelmente, você pode sentir náuseas, vômitos e gases, distensão abdominal, aumento dos ruídos, e você deve relatar esses sintomas para a pessoa que está fazendo a coleta, para que ele coloque essas observações no exame. Existem outros exames para avaliar intolerância à lactose, como o teste de hidrogênio, onde você também recebe essa amostra com lactose e é colocado uma máscara em você, para que você vá emitindo hidrogênio através da respiração, e assim verificar se você tem ou não intolerância à lactose. Existe também um teste genético que pode ser uma opção para quem deseja não passar pelo desconforto do teste de intolerância à lactose. É importante lembrar que você pode ter outras alergias associadas ao leite, por isso é importante procurar um gastro e um nutricionista e avaliar adequadamente essa intolerância à lactose.
Até o próximo vídeo, beijos, tchau tchau. Se inscreva!
Fonte: COMO FAZ O EXAME DE INTOLERÂNCIA Á LACTOSE? I NUTRICIONISTA PRISCILA RIBEIRO #lactose #leite por Nutricionista Priscila Ribeiro