Pular para o conteúdo

Escabiose: saiba como ocorre a transmissão da sarna humana.

Sarna humana: entenda melhor essa doença dermatológica

Os moradores de Praia Grande, no litoral paulista, estão enfrentando uma infestação de escabiose, mais conhecida como sarna humana. A doença dermatológica é de fácil contágio e pode ser transmitida através do contato direto entre pessoas.

O que é escabiose?

A escabiose é uma doença muito transmissível, que ocorre através do contato direto entre pessoas. Ela está mais ligada a situações em que há um contato mais prolongado com as pessoas, como dormir na mesma cama, em presídios ou em locais aglomerados. O carrapato da sarna fica dentro da pele.

Quais problemas ela causa?

A escabiose é exclusivamente uma doença da pele, causando muita coceira. Como a progressão é por dentro da pele, o sintoma acontece mais à noite. Ela causa pequenas bolinhas vermelhas, que podem soltar um pouquinho de água, mas depois que a pessoa começa a coçar muito, aquilo se transforma em feridas. A pessoa pode ter infecções secundárias bacterianas e ficar machucada pelo próprio coçar.

Como é o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico é clínico, feito por um médico, que pode ser um dermatologista ou um médico generalista. É importante lembrar que qualquer coceira pode ser confundida com escabiose, por isso é fundamental consultar um especialista. O tratamento é simples e rápido, com a aplicação de um produto na pele por três noites, com intervalos de sete dias e reaplicação após três noites. É importante seguir as recomendações médicas para evitar novas infestações.

Existe prevenção?

Sim, a prevenção está relacionada à manutenção de níveis mínimos de higiene, especialmente em locais com aglomerações. É importante também ficar atento aos filhos em creches e escolas e agir rapidamente em caso de suspeita de escabiose.

  • Contato direto entre pessoas é a principal forma de transmissão;
  • A sarna humana não vem do contato com animais;
  • O diagnóstico é clínico e deve ser feito por um especialista;
  • O tratamento é simples e rápido, mas é importante seguir as recomendações médicas;
  • A prevenção está relacionada à manutenção de níveis mínimos de higiene e atenção em locais com aglomerações.

Fonte
Especialista fala sobre contágio da escabiose – a sarna humana por TV CÂMARA SÃO PAULO