Pular para o conteúdo

Epilepsia: Como prevenir e lidar com convulsões

Como agir em casos de convulsão – Guia prático

A convulsão é um tipo de crise epiléptica e a epilepsia é uma doença recorrente que o indivíduo tem vários tipos de crise ao longo da sua vida. A convulsão é aquela crise em que o indivíduo geralmente dá um grito, perde a respiração, cai no chão e pode se debater. Geralmente acontece de olhos abertos e o indivíduo fica cochichando. Esse é um tipo de crise epilética que a gente chama de crise generalizada ou genericamente conhecida como convulsão.

Procedimentos a serem adotados em casos de convulsão

  • Proteger a cabeça: se a convulsão acontecer em uma superfície macia como uma cama ou sofá, é melhor que aconteça no chão. Alguém precisa segurar a cabeça do indivíduo para que ele não bata a cabeça no chão e não sofra um trauma de crânio.
  • Não colocar nada na boca: sai parte da crise que carro chinho, o indivíduo acabou mordendo a língua, parece que está indagando, mas isso dura 12 minutos no máximo e passa. Se você colocar alguma coisa dentro da boca do indivíduo, ele vai quebrar os dentes. Se você colocar os seus dedos na boca do indivíduo, ele vai arrancar os seus dedos, pois a mandíbula é um dos músculos mais fortes do corpo humano.
  • Colocar o indivíduo de lado: no pós-crise, a crise em si dura 12 minutos no máximo, mas os efeitos podem durar de 20 a 30 minutos. É importante colocar o indivíduo deitado de lado para evitar que ele vomite e engasgue.
  • Esperar que ele acorde: geralmente, quando o indivíduo acorda espontaneamente depois de 20 a 30 minutos, ele já sabe o que ele tem e se sente bem. Não há necessidade de correr ao hospital, mas às vezes é importante entrar em contato com o médico.

Se a convulsão tiver duas prisões na sequência, é necessário acionar o serviço de emergência para atendimento médico.

Código:

Fonte
Epilepsia | Convulsões por Hcor