Pular para o conteúdo

Entendendo a Fisiopatologia do Infarto Agudo do Miocárdio: Causas e Tratamentos.

Infarto do Miocárdio

O infarto do miocárdio é a morte por necrose do tecido muscular cardíaco secundária a uma interrupção do fluxo sanguíneo, geralmente por trombose. Em alguns casos, a pressão arterial pode cair tanto que as coronárias não se encham de sangue e o coração possa vir a sofrer um quadro isquêmico por falta de sangue, não porque o vaso está ocluído. No entanto, em 98-99% dos casos, os infartos são por trombose.

Lembrando que não é só o coração que pode infartar. O termo infarto refere-se à morte por necrose causada por uma isquemia em qualquer tecido que morra por falta de sangue. O intestino, a pele e qualquer outro tecido pode infartar.

O que é um infarto do miocárdio?

O infarto do miocárdio é quando um trombo obstrui as coronárias, que são os vasos que irrigam o coração. Uma área do músculo cardíaco pode ficar sem sangue e morrer. A zona mais distante da coronária é a que morre primeiro. Dependendo da coronária que foi obstruída, do grau de obstrução e do tempo dessa obstrução, o infarto pode comprometer a função cardíaca e causar parada cardíaca.

Imagem de um infarto do miocárdio

  • As coronárias são os vasos que irrigam o coração.
  • Um trombo obstrui uma das coronárias.
  • Uma área do músculo cardíaco fica sem sangue e começa a sofrer.
  • 24 horas depois, a zona mais distante da coronária começa a morrer.
  • Dependendo do grau de obstrução e do tempo, o infarto pode comprometer a função cardíaca e causar parada cardíaca.

Fonte
Fisiopatologia do Infarto do Agudo do Miocárdio por APhysio