Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para infarto do miocárdio: saiba mais aqui

Tratamento de Infarto no Brasil

Seja muito bem-vindo! Esse é meu coração saudável, um canal no YouTube que traz informações de saúde para você. Quero discutir um pouco com você hoje acerca de como é o tratamento de infarto no Brasil.

O fato é uma coisa muito séria. Existem tipos de fato para você ter uma noção que mais da metade dos pacientes não chegam vivos ao pronto-socorro. São os chamados enfartos consultora de ST, são os mais graves e todos são os que têm o tratamento que a gente chamaria de terapia de reperfusão. Essa terapia precisa ser implementada de maneira muito rápida.

Não dá para esperar. Nós temos basicamente dois tipos de tratamento para ser estabelecido:

  • Cateterismo de urgência;
  • Remédio trombolítico.

Para alguns tipos de trombolítico, para você ter uma noção, são disponíveis em ambulâncias do Samu. Então, você liga, Campinas, tem em outras cidades do Brasil também tem. Existem, inclusive, portarias do Ministério da Saúde que têm um subsídio diferenciado para os municípios que querem implementar esse tipo de tratamento.

Vale a pena você, que é do conselho de saúde da sua cidade, que está ligado de alguma maneira à gestão, que está engajado na saúde da sua cidade, procurar saber como está a disponibilidade desse tratamento. Porque é muito confortável: o paciente chega no pronto-socorro já recebendo a terapia salvadora, recebendo todo o tratamento.

Quanto menor o tempo entre o início da dor e estabelecimento desse tratamento, que a gente chama de terapia e reperfusão, maior chance desse paciente não só sobreviver como viver melhor, sem insuficiência cardíaca, com uma recuperação muito melhor durante a internação do infarto. Ou seja, você precisa saber que existe disponível isso para você.

Hospitais que têm serviço de hemodinâmica precisam ter o serviço também de angioplastia primária, que é o cateterismo de urgência para desobstruir a artéria.

Depois de um certo tempo de evolução do infarto, ou seja, depois de um certo tempo de dor estabelecida, o cateterismo até ganha um pouco do remédio em relação ao melhor tratamento possível. É muito mais confortável, tem uma chance menor de sangramento e é muito bacana quando a gente vê.

Certo e a maioria dos casos dá certo. Hoje em dia, o tratamento do infarto evoluiu muito e o fato de ter uma portaria do Ministério da Saúde disponibilizando tratamento e subsidiando os remédios para gente facilita muito o acesso. O que a gente vê hoje dificuldade é falta de protocolo de dor torácica nos hospitais, falta de conhecimento das equipes de saúde em relação ao tratamento e falta de empenho da secretaria de saúde em colocar, porque existe sim a necessidade também de uma parte de investimento do município nesse tipo de tratamento. É importantíssimo que a sociedade tenha assim um serviço especializado de tratamento como paciente de isquemia, no meu caso, porque não é só o fato de angina instável e dentro de infarto tem o fato sem surpresa, disse que vai para o cateterismo, mas não na mesma urgência no consumo para descer. Ele pode esperar um pouquinho internado.

É fundamental o conhecimento. Você sabendo disso, você tem como cobrar. Você sabendo disso, você tem como buscar alternativas para poder ter o melhor tratamento para o seu familiar, o seu ente querido. É importantíssimo o tratamento do infarto no Brasil nas grandes capitais. Você já tem acesso a tudo o que tem de melhor no mundo. Mas, infelizmente, quanto mais distante dos grandes centros você fica, são os centros de excelência ligado à universidade, maior a chance de você não ter acesso a isso.

Por isso, que você tem que se empenhar. Isso gostou do nosso vídeo? Então, curta nosso canal, nos acompanhe no YouTube, no Facebook e assista nossos outros vídeos. Um forte abraço para você.

Fonte
Tratamento de infarto do miocárdio por Meu Coração Saudável