Rinites e Sinusites
Amigos e amigas, vamos conversar sobre as redes e rinites.
- Dor de cabeça
- Sinusite
- Rinite
São coisas diferentes. A rinite é melhor entendida como um processo inflamatório, mas alérgico, na cavidade do nariz. Já a sinusite, no entendimento comum do dia a dia, é como se fosse uma crise mais pesada que, além do nariz, se espalha para as cavidades da face. Depois, vamos ver isso.
Esses processos doentios são acompanhados por diversos sintomas, como obstrução nasal, secreção nasal, espirros, coriza, peso na face e às vezes mal cheiro. A respiração pode ficar com cheiro mais forte. São diversas formas de apresentação e facilmente são confundidas entre si. Uma gripe e uma virose, uma rinite e uma sinusite não são a mesma coisa. É importante que o profissional avalie e oriente corretamente, porque no dia a dia atendemos pessoas que vêm utilizando remédios errados, tratando com antibióticos quando, na realidade, precisavam de antialérgicos, tratando a sinusite quando, na verdade, era uma gripe.
Os processos ocorrem na cavidade nasal, onde as rinites se apresentam com mais intensidade, e nas cavidades paranasais, também conhecidas como seios da face, que são as cavidades do maxilar, do etmoide e do frontal. Lá atrás, também temos outros cinco, são os fenômenos. Quando essas cavidades param de haver comunicação com o nariz, começa a ficar abafado, há uma retenção de secreção que vai ser em última análise a sinusite.
Hoje, podemos destacar as rinites e as sinusites como processo único, também conhecido agora como rinossinusite. Como diagnosticar vai depender das queixas, da avaliação do exame físico do médico e dos exames radiológicos, como raio-x, tomografia e ressonância.
O importante é que uma vida ao ar livre é uma importante prevenção. Um quarto limpo e arejado, um colchão que vai sempre ao sol duas vezes por semana, a limpeza nasal com soro fisiológico, temperatura ambiente ou discretamente morno é o principal aliado de qualquer pessoa que tenha alergia respiratória. A alergia deve ser tratada, combatida e prevenida com essas condutas normais, esportes, vida ao ar livre e uma boa alimentação.
Quando isso não é suficiente, sabemos que o médico pode ajudar. Procure seu pneumologista ou otorrinolaringologista e converse sobre essas diversas formas de tratamento, tanto a nível local de aplicação no nariz como também a remédios para se tomar em comprimidos, líquidos ou até mesmo injetáveis quando é na crise, dependendo do processo e da intensidade.
Lembrando que rinite é uma coisa, alergia é outra, sinusite é outra, mas que os dois têm cura, tratamento ou controle. Então, não existe aquela história de que não tem cura. Tem cura, mas vai depender de qual sinusi quase inocente você tem.
Fonte
QUAL A DIFERENÇA ENTRE RINITE E SINUSITE? por Dr. Nariz