Pular para o conteúdo

Como diferenciar herpes e sífilis: guia prático para entender as diferenças.

Diferença entre Herpes e Sífilis

Olá, meu nome é Cleiton Soares e sou médico urologista aqui na cidade de Belo Horizonte. Hoje vamos falar um pouco sobre a diferença entre herpes e sífilis, como podemos identificar e tratá-las.

Principais diferenças entre as lesões

As lesões provocadas pela herpes e pela sífilis têm algumas características diferentes:

  • Herpes: apresenta vesículas, que são bolhas que ficam unidas próximo à região do pênis. Posteriormente, essas bolhas vão estourar e formar úlceras múltiplas próximas uma da outra, normalmente com uma superfície mais plana. O paciente pode apresentar vermelhidão próximo da pele na região do pênis onde aparecem essas lesões, além de um prurido prévio. A herpes não apresenta sintomas antes do aparecimento dessas lesões. Pode apresentar também linfonodos na região inguinal.
  • Sífilis: normalmente apresenta uma úlcera indolor que pode ser solitária ou no máximo três úlceras. A grande maioria se apresenta como uma úlcera única de borda mais elevada. O paciente pode ver a lesão, apertá-la e não sentir dor. Normalmente é acompanhada de um linfonodo mais endurecido na região inguinal. É causada por uma bactéria e, a partir do momento que se inicia o tratamento com antibióticos, já se tem uma melhora na úlcera que estava presente.

O mais importante é procurar um urologista ao surgir qualquer lesão no pênis ou na região genital para que ele possa identificar corretamente a possível causa daquela lesão e prescrever o melhor tratamento possível.

Fonte
Herpes ou Sífilis: como saber a diferença? por UroNews – Dr. Clayton Soares